O Fórum de Integração Governamental, realizado entre a sexta-feira (31/01) e o sábado (01/02), reuniu o primeiro e segundo escalões da atual Administração Municipal de Congonhas. A atividade de capacitação profissional, realizada no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta, promoveu o alinhamento estratégico entre gestores municipais, lideranças políticas e servidores públicos. O objetivo é planejar e integrar as ações governamentais da gestão 2025/2028. Esta foi a primeira atividade desenvolvida pela Escola de Governo, criada já neste mandato pela Prefeitura de Congonhas.
Espaço de construção coletiva, o Fórum dedica-se a identificar desafios e propor soluções que atendam às necessidades de Congonhas, de forma eficiente, integrada e participativa. A condução da atividade de qualificação profissional ficou a cargo de Adriana Gontijo, professora associada da Fundação Dom Cabral na área de Empreendedorismo, Empreendedorismo Corporativo, Liderança e Gestão de Pessoas; Tom Pires, especialista em Consultoria de Negócios e Educacional, Desenvolvimento de Liderança, Gestão de Mudanças e Treinamento Corporativo; e Eliana Mota, profissional de Desenvolvimento Humano, Mediadora de Conflitos, consteladora organizacional, coach, palestrante, educadora e psicóloga.
“O Fórum de Integração Governamental é um passo inicial desta nova gestão do prefeito Anderson Cabido no sentido de integrar toda a equipe com foco na eficiência e nos resultados, de modo que faça um governo melhor para uma Congonhas melhor. Senti que a equipe já está muito proativa, com uma motivação e disposição para fazer certo na hora certa e no lugar certo”, avalia Adriana Gontijo.
O prefeito Anderson Cabido explica o organograma escolhido para administrar Congonhas. “O Governo, como foi estruturado, ganha muito em capacidade executiva, multiplicidade e diversidade de projetos e programas, assim como em potencial de delegação. Ou seja, conseguimos delegar mais poder de uma forma coordenada, orientada por objetivos, mais solta para poder atuar, e sabendo o papel de cada um, o que é muito importante. Isso nos dará, do ponto de vista de gestão, capacidade maior de responder às demandas de nossa cidade e de fazê-la acelerar rumo ao desenvolvimento”.
Servidor de carreira do Sebrae, Anderson está acostumado a conduzir atividades direcionadas a gestores municipais, lideranças políticas e servidores públicos. “Em Congonhas, senti uma pronta resposta da equipe. Parabéns à cidade por oferecer tantos nomes bons para compor nossa equipe de governo. Nossas escolhas não recaíram somente em nomes políticos, pelo contrário, trouxemos também um perfil técnico de competência para fazer parte do nosso time, com papeis claros e estabelecidos, e a nossa expectativa é a melhor possível”.
O vice-prefeito Zelinho exprimiu o mesmo sentimento ao final do evento. “Neste fórum, percebemos que os servidores estão motivados, engajados neste novo ciclo para ajudarem a fazer uma Congonhas que entre nos trilhos e se desenvolva. Nossa cidade ficou parada durante um certo tempo, e agora vamos retomar o progresso. Nós temos tudo para isso, inclusive um grupo competente e que acredita no governo, que é o primeiro passo para o sucesso”.
Servidora efetiva da Prefeitura de Congonhas, ocupando o cargo comissionado de diretora financeira da PREVCON, Romilda Rosa de Lima diz que esta foi uma experiência inédita para ela. “Estava faltando uma iniciativa como esta, eu não vivenciei nenhum fórum deste nível, que valoriza o servidor, porque capacita, estimula e abre os horizontes para qualquer um que participe dele. Foram várias situações das quais conseguiremos tirar muito proveito mesmo. Essa integração entre as secretarias e quem está à frente da gestão municipal deveria ocorrer mais vezes. Como trabalho na PREVCON, que atende aos servidores efetivos, aperfeiçoar a interação com eles facilita mostrar-lhes o que é a PREVCON, a importância das leis da Previdência, deixar o segurado bem informado sobre seus direitos referentes à aposentadoria e pensões, o que vai garantir o futuro da classe”. A PREVCON é a autarquia responsável pela gestão do regime próprio de previdência do Município de Congonhas.
Para Wanderson Leão, diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Congonhas, “o evento foi especular. Pelo curtíssimo prazo que o Governo Anderson teve para organizá-lo, foi espetacular, serviu para conhecermos toda a equipe de gestão, criar um alinhamento e entender qual o caminho que o prefeito quer que nós sigamos. Nesta Diretoria, trabalhamos atendendo o servidor. Uma qualificação profissional como esta nos estimula a entregar um serviço de T.I. ainda mais qualificado, para que os demais servidores também consigam fazer chegar ao cidadão os projetos de governo”.
Escola de Governo
De acordo com o prefeito Anderson Cabido, é fundamental, em qualquer organização, que as pessoas estejam em um processo frequente de qualificação profissional. “Estamos criando a Escola de Governo na Prefeitura de Congonhas, exatamente, para tornar prioritárias as ações permanentes de capacitação do servidor. A grande maioria dos servidores do primeiro e segundo escalões é graduada e pós-graduada, sendo que uma parcela já possui mestrado e doutorado. Então temos um perfil qualificado, que faz toda a diferença na hora de colocar o governo em prática. A Escola de Governo está sendo criada para dar sequência a esse aprimoramento profissional de nossos servidores, não só os do primeiro e segundo escalões, mas para todo o nosso conjunto de servidores, para bem prestarem serviço à nossa comunidade”, conclui.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas