As rodovias se transforam em um pesadelo, tal o descaso e o abandono. Entra ano, sai ano e situação é cada vez mais aterrorizante. Quando chega a temporada de chuvas os buracos e crateras tomam o asfalto. Não há qualquer planejamento ou prevenção por parte do Governo do Estado. Esperam a deterioração total das rodovias para anunciar recapeamentos. A operação tapa-buracos engorda as empreiteiras.
Umas uma das mais importantes de Minas, a MG 383, importante via de interligação da região central ao Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, há anos não recebe investimentos e está totalmente sucateada. Os perigos e riscos de acidentes são evidentes. O pequeno trecho entre São Brás do Suaçuí a Entre Rios de Minas é um risco a vidas dos motoristas e até mesmo pedestres.
Anualmente uma cratera surge, no mesmo local na entrada da Fazenda Rima, no km 27. Os relatos são de dezenas de carros com rodas e suspensão estragados, pneus furados e danos mecânicos. Na semana passada, imagens mostraram ao menos 3 carros estragados ao passar no local. Depois das reclamações e denúncias o DER resolveu intervir e resolver o problema.
Outro trecho perigoso é no km 22, conhecido como Ponte das Mamonas, onde uma depressão no asfalto, na cabeceira de uma ponte, é um tormento para os motoristas causando um impacto nos veículos, principalmente para carretas com alto risco de acidentes fatais. A solução é simples, mas depende da boa vontade do Governo do Estado. Os vídeos e a sugestão da matéria vieram do militar da reserva, Subtenente Marzano, que trabalhou na Polícia Militar Rodoviária. “Precisam dar um jeito nesta situação. Qualquer momento acontece uma tragédia”, disse.