O novo gestor de Itaverava, Delei do Bananal (PL) vem sendo alvo de denúncias e críticas do funcionalismo público, gerando uma ampla revolta na cidade. Isso porque pelo segundo mês consecutivo o pagamento da folha está atrasado, afetando a economia local e organização financeira dos servidores. O salário, conforme legislação, deveria estar na conta até o 5º dia útil, isto é dia 7/2, mas até o momento não há qualquer previsão de data para tranquilizar os valorosos servidores.
Por outro lado, há uma grande defasagem salarial e o prefeito enviou um projeto para o reajuste de apenas 4,83%. Ainda também duras críticas em práticas de nepotismo e “inchaço da máquina pública” em favor de interesses eleitorais. Mesmo com um concurso em vigor, ao invés de convocar os aprovados, a prefeitura lançou um processo seletivo para a contratações de servidores. Um projeto de lei tramita no Legislativo de criação de mais cargos comissionados e de aumento diferenciado para alguns servidores da prefeitura.
O ex-vereador e ex-secretário de saúde, Gilmar da Cruz Faria, conhecido como Marinho, fez um pronunciamento na sessão da Câmara, na semana passada, com um rol de denúncias contra a atual administrativa. Aguardem mais informações.