Dados levantados com exclusividade por nossa reportagem mostram a urgência da concessão do rodoviária de Conselheiro Lafaiete (MG) à iniciativa privada buscando investimentos para modernização e ao seu entorno agregando valor a região comercial. A tentativa da iniciativa em 2023 esbarrou na resistência de comerciantes e outros setores comerciais. Á época, o projeto de transformaria a rodoviária de Lafaiete em terminal urbano/semiurbano e a construção de um novo equipamento às margens da BR 040 para receber embarques e desembarques intermunicipais.
O terminal funciona com cerca de 20 funcionários diretos da prefeitura com mais de 1 milhão de usuários entre embarque de desembarque entre 2023 e 2024. No período a arrecadação foi de menos de mais de R$ 980 mil, somando as taxas de embarque, guarda volumes, cobranças irrisórias. Porém as despesas nos últimos foram de cerca de R$ 2 milhões.
A terceirização seria a anos alternativa para trazer um impulso e alento ainda maiores ao comércio na região consolidando a vocação de Lafaiete e um atrativo para a cidade, oferecendo qualidade aos usuários, mudando de patamar o centro de Lafaiete, com um toque de modernidade, funcionalidade e beleza ao paisagismo urbano. O potencial existe, cabe agora a prefeitura a elaboração de um edital de viabilidade econômica ao projeto.