Um assunto velho, mas com novos ingredientes e novos atores. Mais um sopro de esperança depositado ao final da audiência pública para discutir a implantação do Programa Olho Vivo, em Conselheiro, iniciativa acalentada há mais de 15 anos. A proposta de levar o tema ao debate público em audiência foi provocada pela Vereadora Simone do Carmo (PSD). Após mais de duas horas de discussões, debates e proposições, o público deixou o plenário do Legislativo com a informação de que o programa é a proposta principal na marca nos 100 dias de Governo do Prefeito Leandro Chagas (PRD). “Este programa é uma prioridade e queremos por em funcionamento para celebrar os 100 dias de Governo”, salientou o Secretário de Defesa Social, Fábio José.
O anúncio foi feito na audiência lançando uma expectativa de que o programa esteja em pleno funcionamento no início de abril. Fábio adiantou que antes mesmo da posse, durante a transição de governos, o programa já estava no planejamento com a instalação monitoramento eletrônico em diversos pontos da cidade. O modelo veio da cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, cujo prefeito à época da instalação era Cristino Xavier. Atualmente ele é deputado estadual e participou da audiência pública contribuindo nos debates na noite desta quarta-feira (12).
Fábio adiantou que os projetos estão sendo elaborados desde outubro com visitas, levantamentos com a instalação de 10 câmeras nos principais acessos de Lafaiete, totalizando 42 equipamentos nas principais ruas e avenidas. Ele também confirmou que a secretaria está preparando um espaço no qual será uma referência para a instalação do programa, com a sala de monitoramento, concentrando guarda municipal e outras forças de segurança pública. A instalação deve custar mais de R$ 2 milhões e será um marco na área em Lafaiete.
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/olho-1024x576.jpg)
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/olho2-1024x576.jpg)
O Capitão Guilherme Franco, Comandante da 61ª Cia PM de Lafaiete, apresentou estatísticas no enfrentamento da violência e estudos do Programa Olho Vivo, iniciado em 2021, paralisado por falta de recursos. Para ele, a central de monitoramento é principal investimento para iniciar o programa.
Edivaldo Tereza, Presidente do CDL-CL, disse que já estava assegurado o valor de R$ 150 mil para o programa no ano passado quando a entidade liderou reuniões com diversos setores para discutir a segurança pública. “Já não dá para esperar mais. Já era para estar implantado o Olho Vivo”, analisou. “Vai ser um gol placa”, comparou o Deputado Cristiano Xavier ao comentar a implantação do vídeo monitoramento digital. Ele garantiu que enviar uma emenda parlamentar para ajudar na execução do programa.
Após a reunião, a Vereadora Simone do Carmo, o Prefeito Leandro Chagas (PRD) e o deputado gravaram um vídeo. “Através de sua emenda parlamentar, o Deputado indicou os equipamentos que beneficiarão nosso município, fortalecendo a segurança e garantindo mais tranquilidade para todos. Agradecemos o empenho e a dedicação de todos envolvidos nesse projeto”, disse o Prefeito.
“Batizamos nossa mandato com a promoção desta audiência que provocou o assunto com nossa contribuição. Vai dar certo e em breve teremos o Olho Vivo em nossa cidade”, resumiu a Veredora Simone.
Colégio Tiradentes
Na audiência do Capitão Guilherme Franco tocou no tema da instalação do Colégio Tiradentes, assunto recorrente em Lafaiete e iniciativa que não prosperou. Ele citou que a cidade perde efetivo já que militares de outros municípios preferem exercer as funções em Barbacena onde podem educar seus filhos.