×
Simulado

UPA de Lafaiete terá segurança privada

Antigo pronto socorro será utilizado em caso de emergência de saúde pública

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou o planejamento para contratar uma equipe de segurança privada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A medida será implementada por meio da empresa responsável pelo gerenciamento compartilhado da unidade e o ICISMEP – Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba. O contrato com o ICISMEP está em fase de assinatura, e a contratação da equipe de segurança será uma das primeiras ações após a formalização do acordo.

A decisão de terceirizar a gestão da UPA foi aprovada pela Câmara Municipal em dezembro de 2024, autorizando a Prefeitura a contratar os serviços do ICISMEP para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde na unidade. O contrato tem vigência de 12 meses, com valor estimado em R$ 25 milhões anuais.

A nova UPA, inaugurada em outubro de 2024, substituiu a antiga Policlínica Municipal e oferece serviços de urgência e emergência 24 horas por dia, sete dias por semana, contando com 44 salas destinadas a diferentes finalidades, como consultórios, triagem, observação e segurança.

A implementação de segurança privada visa garantir a integridade de pacientes, funcionários e visitantes, assegurando um ambiente seguro e adequado para o atendimento de saúde. Até mesmo os muitos incidentes agressivos que ocorriam no agora fechado Pronto Socorro a contratação da equipe de segurança privada na nova UPA de Lafaiete faz sentido e é parte de um plano mais amplo de modernização e melhoria do atendimento. Em outras palavras, os incidentes recorrentes contribuíram para a preocupação com a segurança, mas a medida visa garantir, desde o início, um ambiente seguro para pacientes, funcionários e visitantes na nova estrutura, que substituirá a antiga.

Antigo pronto socorro

Já a antiga Sede da Policlínica Municipal, em princípio, será utilizada como Ponto de Apoio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), destinado a atendimentos à população, em caso de emergência em saúde pública, para casos de dengue e outras arboviroses.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp