Obra demandou 12 meses com recursos de medidas compensatórias repassadas pelo MPMG
Valorização do patrimônio cultural em Belo Vale, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Moradores do distrito de Vargem de Santana recebem, na tarde desta quinta-feira (19/2), a construção conhecida por “Casinha Velha”, que data no final do século 19. Ela passou por 12 meses de obras de restauro por estar “em processo de arruinamento”, de acordo com a equipe do Joaquim Artes e Ofícios, entidade responsável pela intervenção.
Em nota, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) destaca que ” a relevância da entrega do bem cultural se encontra, essencialmente, no fato de se tratar do que chamam de ‘comunhão entre patrimônio material e imaterial’”.
Tombada pela Prefeitura de Belo Vale como patrimônio cultural municipal, o imóvel será destinado ao uso pelos grupos de congado de Vargem de Santana, manifestação cultural também considerada patrimônio cultural imaterial. Assim, a ação preserva o patrimônio material protegido pelo município e fomenta o patrimônio imaterial registrado pelo estado.