Na sexta-feira (21), a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete (MG) decretou Situação de Emergência no Âmbito da Saúde para fins de prevenção e enfrentamento em todo o município contra o avanço da contaminação do vírus da influenza, do Vírus Sincicial Respiratório e da síndrome respiratória aguda (SRAG) ocasionando uma superlotação das emergências pré-hospitalares, com expressiva superlotação das emergências, representando de forma significativa o público infantil.
Tanto na parte ambulatorial como na ocupação de leitos, houve uma expressiva quantidade de 4.158 atendimentos durante o intervalos das semanas epidemiológicas entre 1 a 11. Pelo decreto, fica autorizada todas as medidas de prevenção em especial para a compra de insumos, materiais e contratação de serviços para o atendimento emergencial. A dispensa de licitação levada a efeito com base na situação emergencial somente será permitida enquanto perdurar a vigência do decreto que admite contratação de pessoal como aditivos em contratos e convênios para enfrentamento da síndrome. Não há data de validade do decreto.



![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



