×


simulado de emergência

Coral Cidade dos Profetas estreia em Ouro Branco e celebra a música colonial mineira em concerto especial 

A música colonial que atravessou séculos e ajudou a moldar a identidade cultural de Minas Gerais chega a Ouro Branco em uma apresentação inédita do Coral Cidade dos Profetas. No dia 6 de abril, às 20h, o grupo, acompanhado de uma orquestra, se apresenta na Igreja Matriz de Santo Antônio, abrindo a programação da Semana das Dores. A entrada é gratuita.

O repertório da noite será dedicado ao setenário das dores de Maria, com obras de Jerônimo de Souza Lobo e Padre João de Deus Castro Lobo, compositores que marcaram a história da música sacra mineira. O programa também inclui peças raras que compõem o álbum Coral Cidade dos Profetas interpreta obras Inéditas do Período Colonial” e homenagens a Santo Antônio, padroeiro de Ouro Branco.

Para o maestro José Herculano Ticula, o concerto é um reencontro com a história. “A emoção é a mesma em todos os lugares que apresentamos. Mas muitos compositores passaram por Ouro Branco a caminho de Ouro Preto, que foi um grande polo da música no período colonial. Poder interpretar esse repertório em uma uma igreja desse período, restaurada com tanto cuidado, é muito significativo”.

O concerto, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem realização do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Associação Canto Livre, e patrocínio da Cemig.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com quatro CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro”, “CD em Louvor à Virgem Maria” e “Coral Cidade dos Profetas interpreta obras Inéditas do Período Colonial”, —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, desde 1988, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. É o único grupo musical que se dedica exclusivamente a pesquisar, difundir, promover e democratizar a música antiga de Minas Gerais. 

Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do Estado como as Semanas Santas, os Festivais de Inverno, bem como Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Há dois anos, com o objetivo de promover ainda mais este legado, foi lançado o coral infantil “Profetas do Amanhã”, sempre com formação gratuita e atividades de musicalização voltadas para a primeira infância. 

SERVIÇO

Concerto de abertura da Semana das Dores

Data: 06 de abril, domingo, às 20h. 

Local: Igreja Matriz de Santo Antônio (Praça Santa Cruz, s/n – Centro – Ouro Branco/MG).

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp