×


simulado de emergência

Vale compra 50 novas locomotivas para estradas de ferro de Vitória a Minas, e de Carajás

As locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de Contagem

Um acordo entre a Vale e a fabricante de máquinas e equipamentos para o setor ferroviário, Wabtec Brasil, instalada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, oficializou a compra de 50 novas locomotivas da série Evolution para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), operadas pela mineradora. O valor do investimento não foi informado pela empresa.

A compra é uma iniciativa da Vale para melhorar a eficiência e reduzir as emissões de carbono de suas operações ferroviárias, uma vez que a família de locomotivas escolhidas está equipada com tecnologia avançada de motores a diesel, que prometem ganhos em eficiência operacional por meio de economia de combustível. Produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de Contagem, as locomotivas começarão a ser entregues em 2026. 

“A Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, afirma Carlos Medeiros, Vice-Presidente de Operações da Vale.

Da família de locomotivas da série Evolution, as locomotivas poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa. A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a possibilidade de aumentar essa porcentagem de biodiesel no futuro.

O plano de modernização da frota da Vale inclui a integração de 36 locomotivas dos modelos EVOBBW da Wabtec na EFVM e 14 locomotivas dos modelos ES58Aci da Wabtec na operação da EFC.

“Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional”, disse o presidente e líder regional da Wabtec LATAM, Danilo Miyasato.

De acordo com o fabricante, em comparação com o FDL (linha de motores a diesel desenvolvida pela General Electric para locomotivas), o modelo da série Evolution proporciona até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO², possibilitando a transição para combustíveis alternativos no futuro.

Além disso, os novos veículos possuem cabines mais amplas que garantem ergonomia e conforto, além de uma localização de fácil acesso para os sistemas a bordo, facilitando a manutenção.

Wabtec tem parceria com outras empresas no Estado

Em fevereiro do ano passado, a MRS Logística já havia anunciado o investimento de cerca de R$ 500 milhões para a renovação da frota e aquisição de 30 novas locomotivas da Wabtec Brasil, também da série Evolution, mesma família das adquiridas, agora, pela Vale. 

Outra empresa que também chegou a fazer negócio com a Wabtec Brasil no Estado foi a VLI Logística. Em 2024, a empresa investiu R$ 450 milhões na compra de 19 locomotivas, sendo 12 recebidas em julho e outras sete em setembro.

FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp