O renomado espetáculo “Homem-Bomba” desembarca em Congonhas neste sábado, dia 5, às 19h, no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta. O monólogo, protagonizado e dirigido por Luiz Arthur, já percorreu diversas cidades mineiras e agora promete emocionar o público congonhense com uma apresentação única e gratuita. A classificação é 14 anos.
A turnê do espetáculo é patrocinada pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o apoio da Prefeitura de Congonhas e da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (FUMCULT).
Os ingressos poderão ser retirados antecipadamente na bilheteria do Cine Leon nos dias 3 de abril, quinta-feira, das 15h às 17h, e 4 de abril, sexta-feira, das 15h às 17h. No dia da apresentação, haverá distribuição na entrada do teatro, uma hora antes da sessão, por ordem de chegada e sujeitos à lotação. O teatro tem capacidade para 210 espectadores.
Congonhas, conhecida como a “Cidade dos Profetas”, abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial da UNESCO, e um dos maiores acervos do mestre Aleijadinho. A chegada de “Homem-Bomba” reforça o compromisso da cidade com a cultura e as artes cênicas.
“É uma honra imensa levar ‘Homem-Bomba’ para Congonhas, uma cidade tão rica em história e cultura. Poder me apresentar em um espaço tão especial é um privilégio”, afirma Luiz Arthur.

Sobre o espetáculo
Inspirado no clássico “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson, “Homem-Bomba” mergulha nas contradições humanas e nos dilemas contemporâneos. O monólogo apresenta um personagem que transita entre açougueiro, cientista e algoz de si mesmo, em um espaço claustrofóbico de 2m². A peça traz influências de Shakespeare, Carl Jung, Kafka e Beckett, além de uma trilha sonora que mistura Beethoven, Aretha Franklin e ópera.
“O monstro não é um ser distante de nós. Ele nos habita, e cabe a cada um cuidar, compreender e educar a sua própria sombra”, reflete o ator.
A montagem já percorreu cidades como Uberaba, Uberlândia, Viçosa e Poços de Caldas, sempre com grande repercussão.
“Nesta turnê, tenho sentido uma conexão profunda com o público. A receptividade calorosa reforça o poder transformador do teatro”, destaca Luiz Arthur.
Sobre Luiz Arthur
Ator, diretor e professor, Luiz Arthur é cofundador da Companhia Teatro Adulto e coordenador da Escola de Teatro da PUC Minas. No audiovisual, atuou em novelas da TV Globo, como “Caminho das Índias” e “Belíssima”. Com “Homem-Bomba”, conquistou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí e Melhor Ator no 8º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região.
Assessoria de Imprensa
Pessoa Comunicação
Gustavo Ribeiro – (31) 9510-6879 – [email protected]
Erika Pessôa – (31) 99347-3993 – [email protected]