×

Veja nova pesquisa, com Lula, Bolsonaro, Zema, Eduardo, Michelle, Tarcísio, Caiado, Ratinho e Marçal

Nova rodada da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), traz diferentes cenários para a disputa pela Presidência da República

BRASÍLIA – Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de todos os possíveis  candidatos da direita em cenários de segundo turno na eleição presidencial de 2026.  

O mais forte concorrente é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função da reunião com embaixadores em que apontou irregularidades no sistema eleitoral brasileiro. 

Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Outros 3% estão indecisos e 13% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, ou se ausentar do pleito. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula aparece também com 44%, enquanto ela fica com 38%. Indecisos somam 3% e outros 15% dos entrevistados responderam que pretendem votar em branco, nulo ou não ir para as urnas.

Diante de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 43%, enquanto o governador de São Paulo registra 37% das intenções de voto. Indecisos somam 4% e brancos e nulos são 16%. 

Enfrentando o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula tem sete pontos de vantagem. Neste cenário, o petista registra 43% ante 35% do oponente. Os que não sabem em quem votariam são 4%, e o índice de brancos e nulos alcança 19%.

Em um embate contra o autodenominado ex-coach Pablo Marçal (PRTB), Lula tem 44% das intenções de voto contra 35% do influencer. Brancos e nulos somam 17% e outros 4% estão indecisos.

Enfrentando o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o petista ganha com 45% contra 34% das intenções de voto em um segundo turno. Indecisos somam 4% e 17% disseram que preferem votar em branco ou nulo, ou não ir às urnas. 

Com Romeu Zema (Novo), Lula tem 43%, enquanto o governador de Minas Gerais aparece com 31%. Indecisos somam 5% e outros 21% responderam que preferem votar em branco ou nulo, ou não ir ao pleito. 

Contra Ronaldo Caiado (União Brail), Lula tem 44%, enquanto o governador de Goiás registra 30%. Este é o cenário com maior índice de votos em branco, nulos ou de eleitores que pretendem se ausentar (22%). Indecisos, por sua vez, somam 4%.

Tarcísio, Michelle e Marçal são os preferidos para substituir Bolsonaro

Com Bolsonaro inelegível, a Genial/Quaest também quis saber dos eleitores quais os nomes preferidos para substituir o ex-presidente na corrida presidencial de 2026. Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal são os mais citados.

Considerado o eleitorado geral, 15% dizem que o governador de São Paulo é quem deveria ser o candidato da direita. Já 14% apontam a ex-primeira-dama, enquanto 11% preferem o ex-coach. 

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados.

Filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro é citado por 4% do eleitorado geral, atrás de Ratinho Júnior, escolhido por 9% e empatado com Zema e Caiado.

Levando em consideração apenas os eleitores que em 2022 votaram em Jair Bolsonaro, Michelle é citada por 26% dos eleitores, enquanto Tarcísio é apontado por 24% como melhor opção. Neste cenário, Marçal tem 12%. Eduardo alcança 8%.

A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. O índice de confiabilidade é de 95%.

FONTE: O TEMPO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp