Começou nesta quinta-feira, 3 de abril, a instalação de interceptores de esgoto nas proximidades do Posto Ale, em Congonhas. A obra faz parte da preparação para a futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e abrangerá trechos da Avenida Jk. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 60 dias.
O interceptor engloba o trecho próximo ao número 2717, e seguirá até a altura do número 722, sendo interligado à tubulação existente na mesma avenida, nas proximidades do número 1016. O sistema irá esgotar no Interceptor do Rio Maranhão, estrutura fundamental para o correto tratamento e destinação dos efluentes do município. A obra é resultado de um estudo detalhado das condições básicas envolvidas na execução do Interceptor Maranhão-MD-TR03, levando em conta fatores como acesso, topografia, clima, impacto no trânsito e disponibilidade de materiais e mão de obra.
Os trabalhos incluem a remoção de pavimentação, escavação de vala, assentamento de tubos, reaterro e compactação de vala, além da recomposição da pavimentação. A intervenção afetará diretamente a Avenida Júlia Kubitscheck, onde será implantado o sistema pare e siga ao longo de toda a frente de serviço. Haverá comunicação constante entre os dois extremos da obra para garantir o controle do tráfego e minimizar impactos na mobilidade urbana.
Além disso, a faixa de trabalho será completamente isolada, garantindo um caminho seguro para pedestres ao longo de toda a via. O trânsito será desviado para ruas paralelas à avenida, permitindo maior fluidez no tráfego e utilizando sinalização adequada para orientar motoristas e pedestres.

Nos demais trechos, onde não há possibilidade de desvio, o pare e siga será mantido, sempre com a devida sinalização e meios de comunicação para garantir a segurança e o conforto dos usuários da via. Para reduzir transtornos, será avaliada a possibilidade de permitir a circulação nos dois sentidos da Rua Casa de Pedra.
Durante o período das obras, motoristas devem procurar vias alternativas para evitar congestionamentos. Quem trafegar pelo local deve redobrar a atenção, respeitar a sinalização e o sistema de pare e siga. Já os pedestres devem utilizar os caminhos sinalizados ao longo da via para garantir sua segurança.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas