O escrito Walter José de Oliveira, natural de Desterro de Entre Rios (MG), onde passou toda a minha infância e adolescência, lança um livro histórico contando a história de sua terra natal. Após concluir o Ensino Médio, mudou para Belo Horizonte para ingressar no Ensino Superior, quando formou-se em Ciências Contábeis e especializado em Finanças, Controladoria e Gestão Pública. Atualmente, ele trabalha em uma estatal do governo estadual e reside em Belo Horizonte, onde construiu minha família. “Apesar da distância, mantenho laços estreitos com minha cidade natal, onde ainda vivem muitos familiares, incluindo minha mãe, irmã e sobrinha”, disse o escritor.
O livro, “Desterro: da devoção ao território”, é uma obra independente, fruto de uma pesquisa extensa, realizada ao longo de quatro anos, durante os quais teve acesso a uma ampla variedade de documentos dos séculos XVIII e XIX relacionados a Desterro de Entre Rios. Entre eles, destacam-se cartas de sesmarias, registros de batismos, casamentos e óbitos, inventários post mortem, requerimentos de cunho político e social, legislações e outros arquivos históricos. Além disso, a pesquisa permitiu lançar luz sobre a questão da escravidão no município, um tema pouco abordado localmente.

A obra explora o processo de formação territorial da região, desde os primeiros povoadores até os acontecimentos que levaram à sua elevação a distrito, freguesia e, posteriormente, cidade. Também aborda aspectos como patrimônios municipais, evolução demográfica desde o final do século XVIII, características geográficas e religiosas, além de perfis de personagens locais, sempre sob uma perspectiva histórica.
“Com este trabalho, espero contribuir para a preservação e valorização da memória de Desterro de Entre Rios, proporcionando aos leitores uma compreensão mais profunda de sua história e evolução”, sintetizou.
Adquira seu livro aqui
https://www.instagram.com/waltter.oliveira?igsh=MTA4bWo1cnhoZTR6cg%3D%3D