Núcleo Pires da Escola de Música está com inscrições abertas para projeto que ensina sopro e percussão para crianças e jovens
A J. Mendes, unidade Ferro+ Mineração, é uma das patrocinadoras do Núcleo Pires da Escola de Música Inspirar para Transformar, um projeto social com mais de 40 anos que busca modificar positivamente a vida das comunidades onde atua. O objetivo atual é levar música e oportunidades para crianças e jovens da comunidade Pires, em Congonhas, com idades entre 7 e 18 anos. O foco é ensinar instrumentos de sopro e percussão, formando uma fanfarra que celebra a arte e promove o sentimento de pertencimento.
A primeira ação do projeto aconteceu no sábado, 29 de março, em uma reunião especial na Escola Municipal Senhor Odorico Martinho da Silva, com os pais das 43 crianças inscritas. Na ocasião, foram entregues kits do Núcleo Pires, com uniformes para uso durante as aulas e apresentações. O encontro também serviu para apresentar as atividades que serão realizadas ao longo do ano.
“Foi um encontro muito bacana porque a comunidade está bastante envolvida, com pais se oferecendo, inclusive, como voluntários do projeto. Eles aprenderão junto com os filhos”, conta Igor Gabriel, representante do projeto.
A missão do projeto vai além da música. Surgiu de um esforço conjunto entre empresas e o comitê social do Pires, com o propósito de promover transformação social e deixar um legado na comunidade. “Música não é um dom, é uma oportunidade”, destaca Igor Gabriel, enfatizando que o projeto promove inclusão, pertencimento e aprendizado para todos os participantes.
Com metodologias pedagógicas adaptadas às diferentes idades, os alunos têm acesso gratuito a instrumentos como trombones, trompetes, caixas de percussão e bumbos, em um ambiente de dedicação e aprendizado. No primeiro mês, as aulas focam na adaptação dos alunos aos instrumentos que, no caso das crianças, são da linha infantil. Todos passam por um teste que prioriza a empatia com o instrumento, em vez de aptidão, para facilitar o aprendizado sem frustrações.
O projeto também incentiva as novas gerações a transformar a música em profissão e aproveitar novas oportunidades, replicando a ideia para outras cidades.
“Para a J. Mendes, apoiar o Núcleo Pires é acreditar no impacto transformador da música na vida de crianças e jovens. Estamos honrados em contribuir com essa iniciativa que une talentos e promove inclusão social”, afirma Ana Thereza Balbi, gerente de comunicação da J. Mendes.
A primeira apresentação dos alunos do Núcleo Pires de Música já tem data marcada: será no desfile de 7 de setembro. No repertório de aprendizado e apresentações, músicas infantis, popular brasileira, clássica e regionais.
Inscrições
As inscrições para o Núcleo Pires ainda estão abertas. Para mais informações, basta enviar uma mensagem para o whatsaap: 31 99215-3078.
Sobre a J. Mendes
Mineradora fundada pelo empresário mineiro José Mendes Nogueira em dezembro de 1966, a J. Mendes celebra mais de cinco décadas de atuação no mercado. Com uma trajetória marcada por inovação, responsabilidade corporativa e compromisso com o desenvolvimento do Brasil, se destaca como uma das empresas mais reconhecidas do país.
A J. Mendes expandiu suas operações ao longo dos anos, diversificando seus negócios para abranger os segmentos de Mineração, Agronegócio, Aviação, Gestão de Imóveis e Terminais. Essa estratégia permitiu à empresa se adaptar às mudanças do mercado e se posicionar como líder em múltiplos setores.