Ano novo, lista de viagens nova. Pelo menos, é assim que a gente faz por aqui – e a nossa tá recheada de destinos incríveis. Que tal algumas dicas para colocar na sua próxima aventura por Minas Gerais? Selecionamos 5 lugares que unem natureza, charme e muita história:
1. Rio Acima (39 km de BH)
A gente ama esses destinos que parecem perto e longe ao mesmo tempo. A apenas 39 km de Belo Horizonte, Rio Acima é chamada de “Cidade das Águas” – e com razão: são mais de 84 cachoeiras que abastecem a região metropolitana. Entre as mais conhecidas estão:
- Cachoeira Chica Dona
- Cachoeira do Índio
- Cachoeira do Viana
Vai para Rio Acima? Descubra como chegar e onde se hospedar!
2. Chapada de Ouro Preto
Um vilarejo com só 50 habitantes e muito sossego. A Chapada está a 15 km de Ouro Preto e a 8 km de Lavras Novas, sem sinal de celular, mas com muita beleza natural e comida boa. Por lá, não dá pra deixar de conhecer:
- Cachoeira do Castelinho
- Cachoeira do Falcão
- Cachoeira do Moinho
Um destino que você pode visitar 100 vezes e sempre vai parecer pouco.

3. Serra do Cipó
Queridinha dos moradores de BH e também da gente. A Serra do Cipó tem trilhas, caminhadas, escaladas e cachoeiras cristalinas. Além disso, há opções de hospedagem para todos os bolsos e perfis de viajantes.
Já está na nossa listinha para visitar com a Clarinha este ano
4. Catas Altas (118 km de BH)
Localizada a 118 km da capital, Catas Altas oferece charme, tranquilidade e uma ótima infraestrutura. O destaque vai para o Santuário do Caraça, que Dom Pedro II declarou como “motivo suficiente para visitar Minas”.
Restaurantes charmosos, pousadas aconchegantes e paisagens de tirar o fôlego completam a experiência.
5. Serro (228 km de BH)
História, cultura e natureza se encontram nessa cidade localizada a 228 km de BH, pela MG-010. O Serro é lar de cachoeiras incríveis como a:
- Cachoeira do Tempo Perdido (na comunidade de Capivari), com uma queda de 25 metros e poço ideal para um banho refrescante – até com as crianças
Não é à toa que é conhecida como a “praia de água doce” de Minas.
FONTE: ESTADO DE MINAS