A Associação Paiva Dojo, de São Brás do Suaçuí (MG), foi um dos grandes destaques do 3º Campeonato Mineiro de Karatê IKO Matsushima, realizado no último dia 13 de abril, na cidade de Congonhas. Sob a liderança da sensei Érica Paiva, responsável pelos projetos “Reciclando Vidas” — das cidades de Jeceaba e Joaquim Murtinho (Congonhas) — e “Projeto Ser Jovem” de São Brás do Suaçuí, os atletas se destacaram com performances marcantes e conquistas expressivas.
O evento, organizado pelos senseis Reginaldo Firmino e Lenimar, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e do Instituto IBKM. Para os jovens atletas dos projetos sociais, foi mais que uma competição: uma oportunidade de superação, visibilidade e valorização do esporte como ferramenta de transformação social.
Destaques de Jeceaba
Entre os representantes de Jeceaba, destaque para Francisco Gabriel Flauzino, de apenas 7 anos. Atleta profissional em preparação para o Sul-Americano no Chile, Francisco conquistou o título de Campeão Mineiro de Kata e o terceiro lugar no Kumite pesado masculino. Heitor Emanuel Xavier, também de 7 anos, surpreendeu em sua estreia e ficou com o vice-campeonato no Kumite masculino leve. Já Isabela Buzati Matosinhos, de 9 anos, foi vice-campeã mineira na categoria Kumite feminino leve.




Ouro em dose dupla para Joaquim Murtinho (Congonhas)
O projeto Reciclando Vidas da comunidade de Joaquim Murtinho teve motivos duplos para comemorar. Os irmãos Ana Alice Martins Orozimbo, de 6 anos, e Bryan Felipe Martins Orozimbo, de 5 anos, conquistaram os títulos de Campeões Mineiros em suas respectivas categorias no Kumite feminino e masculino. Eles são filhos do renomado atleta Edilson Orozimbo, referência no karatê regional.
Talento e superação em São Brás do Suaçuí
Pelo Projeto Ser Jovem, de São Brás do Suaçuí, Maria Luiza Franco, de 7 anos, mesmo lesionada, competiu com determinação e conquistou o título de Campeã Mineira na categoria Kumite iniciante pesado. Maria Estela de Urzedo, de 9 anos, brilhou e levou o título de Vice-Campeã Mineira na mesma categoria. Jhonatan Gabriel Barbosa, 13, vice-campeão no Sul-Americano de 2024, manteve o bom desempenho e garantiu o segundo lugar no Kumite iniciante leve. Já Gustavo Augusto Dornelas, de 14 anos, colecionador de títulos, ficou em terceiro lugar em sua categoria. Wiviane Helena Rocha, também de 14 anos, competiu com coragem apesar de problemas de saúde. Cauã Ramos Valentim, 17 anos, conhecido por suas excelentes lutas, infelizmente foi desclassificado por um golpe inválido sofrido durante a competição.







Apoio que faz a diferença
A participação dos atletas contou com o importante apoio de familiares e colaboradores. Entre os que contribuíram com a organização e torcida estão Patrícia Mazzoli (mesária), sensei Sérgio Rodrigues, senpai Felipe William (Entre Rios), além dos técnicos Edilson Orozimbo e Erick Baidal Paiva. Também marcaram presença Lindayana Vanuza, Wanderson Júnior, Nicolas Adriano, Kayane Miranda e Pedro Henrique.
Mais que medalhas, histórias de transformação
Durante o evento, atletas e familiares expressaram o orgulho e a emoção de fazer parte de projetos que vão além do esporte. “Gosto muito do karatê e da minha técnica. Ela me ensina, e eu faço. Já viajamos para muitas cidades, até para outro estado. Quando chamam meu nome e o nome do projeto, fico feliz”, contou um dos jovens atletas. Um familiar completou: “É um projeto importante. Meus filhos participam e é um momento a mais que tenho com eles, repassando o que aprendi com esse esporte que tanto amo.”
Reconhecimento e agradecimentos
A sensei Érica Paiva agradeceu aos coordenadores Cleide (Projeto Reciclando Vidas) e Rodrigo (Projeto Ser Jovem), à Prefeitura Municipal de São Brás do Suaçuí pelo apoio com transporte, aos pais pela confiança, ao seu esposo Ricardo Vargas e ao Jornal Correio por abrir espaço para valorizar o trabalho social desenvolvido através do esporte. “Seguimos formando não apenas campeões em torneios, mas principalmente campeões na vida”, concluiu a sensei.