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Volkswagen anuncia versão mais barata do Nivus; saiba preço e detalhes

Volkswagen revela novas opções para o Nivus 2026, oferecendo uma versão mais acessível sem abrir mão do desempenho. Descubra as mudanças no design e recursos dessa edição especial.

A Volkswagen surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma versão mais acessível do SUV compacto Nivus para a linha 2026, batizada de Sense.

O novo modelo chega às concessionárias brasileiras com preço inicial de R$ 119.990, representando uma redução significativa em relação à antiga versão de entrada, a Comfortline, que custava R$ 143.490.

A diferença de R$ 23.500 no valor final chama atenção, mas também traz algumas mudanças importantes na lista de equipamentos e acabamento do veículo.

A estratégia da montadora alemã visa ampliar o alcance do Nivus, oferecendo uma opção mais em conta para consumidores que desejam entrar no segmento de SUVs sem comprometer o desempenho mecânico.

A versão Sense chega com o mesmo motor turbo 1.0 200 TSI de até 128 cv com etanol e câmbio automático de seis marchas, o que garante boa performance no dia a dia urbano e em estradas.

Versão Sense aposta em custo-benefício

Para atingir o preço mais competitivo, a Volkswagen precisou enxugar alguns itens de conforto e tecnologia presentes nas versões superiores.

Entre os equipamentos ausentes estão o ar-condicionado digital, o carregador de celular por indução, e a câmera de ré. No lugar da câmera, a Sense conta apenas com sensores de estacionamento traseiros.

O acabamento interno também sofreu simplificações, com materiais mais uniformes e menos detalhes visuais, refletindo o foco da versão em oferecer um custo-benefício mais direto.

No exterior, uma das mudanças mais perceptíveis é a substituição das rodas de liga leve por calotas com aro 16.

Além disso, a barra decorativa que liga as lanternas traseiras foi retirada, conferindo ao visual traseiro um aspecto mais simples.

Outro ponto a ser considerado é a ausência de recursos de segurança avançados como o ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e o sistema de frenagem automática pós-colisão, que seguem disponíveis apenas nas versões mais completas do Nivus.

Mecânica permanece a mesma

Apesar das reduções nos itens de conforto e segurança, o conjunto mecânico permanece idêntico ao das versões mais caras.

O motor 1.0 200 TSI, que já equipa outras versões do Nivus e também o Polo e o T-Cross, entrega até 128 cavalos de potência com etanol e 116 cv com gasolina.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 10 segundos com etanol, um tempo respeitável para um SUV compacto.

A transmissão automática de seis marchas oferece trocas suaves e boa resposta em diferentes tipos de condução, mantendo a sensação de dirigibilidade já conhecida pelos fãs da marca.

Os pneus utilizados são da medida 205/60 R16, mesma medida das versões superiores, o que ajuda a manter a estabilidade e o conforto ao rodar.

Já o porta-malas com capacidade de 415 litros (padrão VDA) segue como um dos pontos fortes do Nivus, oferecendo espaço generoso para a categoria.

Estratégia de mercado mira novos públicos

Com a introdução da versão Sense, a Volkswagen busca competir de forma mais agressiva no segmento dos SUVs compactos, que segue em alta no Brasil.

Modelos como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e até o próprio T-Cross disputam a atenção dos consumidores que buscam um utilitário com preço mais acessível, mas sem abrir mão da modernidade.

A chegada dessa nova configuração do Nivus também responde ao comportamento de um mercado que vem valorizando versões de entrada mais enxutas, porém com visual atrativo e boa motorização.

Em tempos de inflação alta e crédito mais difícil, oferecer opções abaixo da casa dos R$ 120 mil pode ser um diferencial importante nas vendas.

Segundo a própria montadora, a versão Sense foi pensada para quem deseja ter um carro com visual moderno, motor eficiente e confiabilidade da marca, mas sem necessariamente investir em tantos itens tecnológicos.

Trata-se de uma jogada interessante que pode aumentar a penetração do modelo em regiões onde o preço ainda é o fator decisivo na hora da compra.

Versões completas continuam disponíveis

Vale destacar que as versões mais completas do Nivus, como a Comfortline e a Highline, continuam no portfólio da Volkswagen.

Elas oferecem um pacote mais robusto de equipamentos, incluindo painel digital, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, ar digital, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e assistente de permanência em faixa.

Para os consumidores que priorizam tecnologia e itens de assistência à condução, essas versões continuam sendo as mais indicadas.

No entanto, com a chegada da Sense, o Nivus passa a conversar também com um público que antes poderia considerar o modelo fora da sua faixa de orçamento.

Especialistas do setor automotivo apontam que o movimento da Volkswagen segue uma tendência mundial de ampliar a gama de produtos com foco em preços acessíveis, sem comprometer a experiência de direção.

Montadoras concorrentes também vêm adotando estratégias semelhantes, oferecendo versões simplificadas para tornar os SUVs mais democráticos.

Atualizações e produção nacional

Produzido na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus é um modelo desenvolvido no Brasil e exportado para diversos países da América Latina e Europa.

Ele foi o primeiro carro do Grupo VW no mundo a ser concebido 100% de forma digital, com forte protagonismo da engenharia brasileira.

Desde seu lançamento em 2020, o Nivus se destacou pelo design coupé, tecnologia embarcada e bom consumo de combustível.

A versão Sense, portanto, representa um novo capítulo na história do modelo, reforçando sua posição como uma das apostas da montadora no mercado nacional.

Para abril de 2025, o modelo já está disponível nas concessionárias em todo o país, e pode ser reservado por meio do site oficial da Volkswagen ou em qualquer revendedora autorizada.

A expectativa é de que ele se torne uma das versões mais vendidas, especialmente entre motoristas de aplicativos, famílias pequenas e jovens que estão adquirindo o primeiro SUV.

E você, o que achou da nova versão mais barata do Nivus? Acredita que vale a pena investir em menos itens de conforto para ter um SUV zero quilômetro por menos de R$ 120 mil? Comente sua opinião abaixo!

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GAS

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