×


Independentes ou Moderados? PSDB e Podemos caminham para fusão com vistas para 2026

Fundado em 1988 por dissidentes do então PMDB, o PSDB chegou ao seu auge nas eleições de 1994, onde venceu a eleição nacional em primeiro turno com Fernando Henrique Cardoso, reeleito também em primeiro turno em 1998, além de eleger os Governadores dos três principais Estados do país: Mário Covas em São Paulo, Marcelo Alencar no Rio de Janeiro e Eduardo Azeredo em Minas Gerais. Destes, apenas Mário Covas conseguiu se reeleger em São Paulo, que manteve a hegemonia do partido até 2022, quando Tarcísio de Freitas foi eleito Governador concorrendo pelo Republicanos. Atualmente o partido possui dois Governadores, três Senadores, 14 Deputados Federais e 58 Deputados Estaduais. Fundado em 1995, com o nome de PTN, o Podemos que incorporou o PHS em 2018 e o PSC em 2022, possui atualmente quatro Senadores, 15 Deputados Federais e 28 Deputados Estaduais.

Em Minas Gerais, o PSDB que já elegeu três Governadores que posteriormente foram eleitos Senadores (Eduardo Azeredo, Aécio Neves e Antônio Anastasia), atualmente possui dois Deputados Federais (Aécio Neves e Paulo Abi-Ackel) e dois Deputados Estaduais (Leonídio Bouças e Maria Clara Marra), enquanto o Podemos possui um Senador (Carlos Viana), uma Deputada Federal (Nely Aquino) e uma Deputada Estadual (Lud Falcão). Ambos os partidos são da base do Governador Romeu Zema, sendo que o PSDB integra o bloco Avança Minas e o Podemos o bloco Minas em frente, sendo que o primeiro pode ser considerado independente e o segundo governista.

Em Conselheiro Lafaiete, o PSDB governou a cidade por duas oportunidades, com Arnaldo Penna (1989-1992) e José Milton (2009-2012), elegendo o Vice em duas oportunidades, José Alvaro Castanheira (1993-1996) na chapa de Carlos Beato (PL) e com Dr. Marco Antônio (2017-2020), elegeu representantes para a Câmara Municipal em todas as eleições com exceção de 2000, quando apoiou a candidatura de Júlio Barros (PT), indicando para vice Marquinhos do INSS, primeiro Vereador eleito pelo partido em 1988 e em 2020, quando a médica e ex Primeira Dama, Dra. Selma Rocha não foi eleita, mesmo obtendo a maior votação daquela eleição. Em 2024 o partido lançou a candidatura a Prefeito do então Vereador André Menezes, que terminou a eleição em quinto lugar elegendo o Vereador Roger Diego como único representante do partido no Legislativo Municipal. Já o Podemos, na época denominado PTN, foi o pelo qual Glaycon Franco se elegeu para o segundo mandato de seus três mandatos, sendo o primeiro como efetivo. Em 2024, o partido lançou a candidatura de Giusepe Laporte ao Executivo Municipal, que terminou a eleição em terceiro lugar. Nesta eleição, o partido conseguiu eleger seu primeiro representante para a Câmara Municipal, o Vereador Samuel Carlos.

Com anúncio previsto para o próximo dia 29, o partido que a princípio deve ser chamado de PSDB+Podemos, podendo passar a se chamar Independentes ou Moderados, nascerá com dois Governadores, sete Senadores, 29 Deputados Federais e 96 Deputados Estaduais. Em Minas Gerais, o novo partido passará a ter um Senador, três Deputados Federais e três Estaduais. Em Conselheiro Lafaiete, serão dois Vereadores, mesmo número do PSD e da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PC do B), ficando atrás apenas do PRD e Progressistas com três Vereadores cada. 

Concretizada a fusão, o próximo passado será a formação com uma federação com o Solidariedade. Quanto a Federação que o PSDB possui com o Cidadania, a mesma não será renovada após o fim de sua vigência em 2026.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp