Os militares do 38º Batalhão de Polícia Militar montaram uma operação com todo seu efetivo do turno, com apoio do serviço de inteligência da Unidade durante toda a tarde de sexta-feira, e após buscas intensas e denúncias anónimas, o autor foi localizado por volta das 20h no interior de uma residência próxima à Rua Benedito Alziro da Silva. Ele não resistiu à prisão. A arma do crime, um revólver calibre .38 com munições deflagradas e outras picotadas, foi encontrada nas imediações do campo do Alvorada.
Informações preliminares indicam que o autor possuía desavenças antigas com a vítima, incluindo suspeitas de ciúmes relacionados à sua esposa. Familiares também relataram que o autor era usuário de crack.
A perícia foi realizada no local e o corpo da vítima encaminhado ao IML. O autor foi encaminhado à Delegacia e teve seus direitos constitucionais garantidos.
Desde março, as ocorrências de homicídio tem diminuído consideravelmente na área do 38º BPM, e os últimos dois casos registrados envolveram desavenças familiares entre autor e vítima, sendo que em ambos os casos a Polícia Militar obteve êxito na prisão dos autores.
A Polícia Militar segue planejando e executando ações de prevenção e de repressão qualificada com o propósito de combater todos os tipos de crimes na cidade de são João del-Rei e região, contando sempre com a participação da comunidade no compartilhamento de informações através dos canais anônimos de denúncia, o 190 e o Disque Denúncia 181.