×

Nota de esclarecimento sobre o ataque de cão pitbull contra gari; ele recebeu alta hospitalar mas animais estavam com cartões de vacinação vencidos

Após a ampla repercussão nacional, a Prefeitura de Congonhas informou através de nota que o coletor Paulo Sérgio Terra, conhecido como “Pulinho”, natural de Jeceaba, ter sido atacado por um cão da raça Pitbull, que fugiu em companhia de outro animal da mesma raça de uma residência da rua Mateus Eduardo Gomes, no bairro Leopoldino Barbosa, no final da manhã dessa terça-feira (29/04), o paciente foi encaminhado pelo SAMU 24h para o Hospital Bom Jesus, em Congonhas (MG).

Ele apresentava arranhões no braço e corte na perna causados pelo animal, além de corte na cabeça por causa da queda. Na ocasião, companheiros do coletor, que a exemplo dele trabalham para a empresa Quantum Engenharia, prestadora de serviços de limpeza pública ao município, fizeram contato com a Secretaria de Zeladoria Urbana, que, por sua vez, acionou outros setores do município.
Nesta quarta-feira pela manhã, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da Prefeitura de Congonhas realizaram vistoria técnica no local e ofereceram orientações de segurança, bem-estar e saúde animal à tutora e aos vizinhos do local da agressão. Como os animais estão com a vacinação contra a raiva atrasada, as autoridades determinaram que o animal que agrediu o coletor deverá comparecer ao PSF Joaquim Murtinho no dia 24 de maio deste ano para aplicação de vacinas contra a doença, como também que a ação se repita anualmente.


Também por causa da falta de atualização da vacina, a tutora recebeu orientação par que o cão agressor seja mantido no canil (preso) e observado por dez dias, recebendo água e comida normalmente e que sejam observadas alterações comportamentais do animal. Caso estas alterações sejam apresentadas, que entre em contato imediato com o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Congonhas.
Pelo fato de o animal agressor não ser castrado, foi realizado o cadastro para que a castração ocorra na Unidade de Vigilância de Zoonoses. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas irá acompanhar o cumprimento das duas medidas. Outra orientação foi pra que o portão por onde os animais fugiram seja reparado imediatamente pelo proprietário do imóvel e tutor dos dois cães.

O paciente Paulo Sérgio Terra foi atendido na terça-feira à tarde pela equipe de Cirurgia do Hospital Bom Jesus, que fez a sutura da pele, e, em seguida, deu alta ao paciente. Contribuiu para a alta médica a sua cobertura vacinal contra a raiva.

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp