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Fusca elétrico por menos de R$15 mil? Kit chinês acessível já é tendência no Brasil e conquista fãs de carros antigos e sustentabilidade

Clássico e sustentável: Fusca pode ser convertido em carro elétrico com baixo custo e instalação simples. Saiba quanto custa, onde comprar e como adaptar.

Volkswagen Fusca, um dos carros mais icônicos da história automotiva mundial, está ganhando uma nova vida no século XXI — desta vez, como veículo elétrico. Produzido desde 1938 e popularizado no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, o Fusca ficou famoso por seu motor a combustão de quatro cilindros refrigerado a ar. Hoje, com o avanço da tecnologia e o crescimento da eletrificação automotiva, é possível convertê-lo em elétrico por cerca de R$ 12 mil, utilizando um kit chinês vendido no Alibaba.

Um kit elétrico acessível e funcional

O kit, com valor aproximado de US$ 2.000, inclui os componentes principais para a conversão: motor elétrico de 15 kW (cerca de 20 cavalos de potência), controlador, carregador, pedal do acelerador e um painel de instrumentos adicional. A instalação é relativamente simples: o motor pode ser acoplado diretamente ao eixo traseiro original do Fusca, dispensando grandes alterações estruturais no veículo.

Esse modelo de retrofit já foi adotado em vários projetos independentes no Brasil. Segundo matéria do Canaltech, a facilidade de instalação aliada ao baixo custo tem atraído a atenção de fãs do modelo.

Kit com os componentes disponíveis para transformar o Fusca em um carro elétrico (Imagem: Alibaba/Reprodução).

Diferença de preço entre kits

Enquanto empresas como a EV West, nos Estados Unidos, oferecem kits de conversão que custam mais de US$ 20.000 (cerca de R$ 100 mil), a versão chinesa oferece uma alternativa extremamente competitiva. Para quem deseja manter a essência do Fusca, mas atualizá-lo para uma era mais sustentável, a solução é vista como um meio-termo eficiente.

Reportagem da InsideEVs Brasil destaca que a conversão é uma das formas mais acessíveis de entrada no mundo dos carros elétricos clássicos no país.

E a bateria?

Vale lembrar que o kit não acompanha o pacote de baterias, que deve ser adquirido separadamente. A recomendação é utilizar um conjunto de 96 volts, que pode ser montado com baterias de íon-lítio, semelhantes às utilizadas em motos e bicicletas elétricas. Apesar de representar um custo adicional, as opções no mercado são amplas, com valores que variam conforme a autonomia desejada.

Mesmo com 20 cavalos, a entrega de torque instantâneo proporcionada pelos motores elétricos melhora a dirigibilidade no ambiente urbano. Essa é uma das grandes vantagens da eletrificação, conforme demonstrado por testes apresentados em canais especializados como o YouTube da Eletric Garage.

O kit de conversão elétrica mais acessível sai por cerca de US$ 2.000 no Alibaba (Imagem: Reprodução).

Clássico sustentável: uma tendência em crescimento

Além de reduzir o consumo de combustível, os carros convertidos eliminam a emissão de gases poluentes, ajudando no combate ao aquecimento global. Segundo o Estadão Mobilidade e especialistas do setor, o retrofit elétrico deve ganhar espaço nos próximos anos, inclusive com incentivos governamentais.

O Brasil lançou recentemente o Programa Mover, com foco na produção e adoção de veículos elétricos e sustentáveis, o que tende a beneficiar ainda mais iniciativas como essa.

Vale a pena transformar seu Fusca?

Se você é colecionador, fã do modelo ou entusiasta da sustentabilidade, a conversão elétrica representa uma chance única de manter o clássico em circulação por muitos anos, com muito menos impacto ambiental e custos operacionais reduzidos. Com kits que variam entre R$ 10 mil e R$ 30 mil, essa é uma revolução acessível e eficaz.

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Gostou da ideia de transformar um clássico como o Fusca em um carro elétrico? Deixe sua opinião nos comentários! Queremos saber o que você pensa sobre essa tendência de retrofit sustentável e acessível.

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

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