Dirigido por Cesar Raphael, “Fire in The Winter” traz narrativa emocionante sobre as fases da vida
O cantor, compositor e multi-instrumentista Mateus Baêta, natural de Conselheiro Lafaiete (MG), volta a se destacar no cenário internacional ao receber três indicações no Los Angeles International Music Video Festival (LAMV Awards), que ocorrerá em Hollywood no dia 15 de maio. Seu mais recente videoclipe, “Fire in The Winter”, foi nomeado nas categorias Melhor Videoclipe, Melhor Direção e Melhor Narrativa, e será lançado oficialmente no canal do artista no YouTube em breve.
Reconhecido por sua atuação cultural e educacional em sua cidade natal, Baêta é sócio-fundador da escola de música Vivace, onde já transformou a trajetória de milhares de alunos desde 2007. Em 2024, recebeu o prêmio de Honra ao Mérito da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em reconhecimento à sua contribuição artística e à promoção da cultura na região.



E os reconhecimentos ultrapassam as fronteiras. Mateus Baêta já acumula duas premiações no Los Angeles International Music Video Festival – LAMV, evento de alcance global que busca projetar artistas independentes de diversos gêneros. O festival é ponto de encontro entre músicos, cineastas e público e conta com júri composto por membros da indústria musical e do entretenimento.
O lafaietense já venceu nas categorias Melhor Cinematografia, com o clipe de “Lara”, e Melhor Videoclipe de Estreia, com “Farsante Imperfeito”. As músicas, assim como “Fire in The Winter”, compõem o álbum “Let Go Of The Past”, lançado em 2024. Este ano, com as três indicações, Baêta faz show especial no evento.



“Fire in The Winter” é uma composição em parceria com Leandro Brigolini e Daniel Deeds, contando com grandes músicos na gravação, como Jean Dolabella, ex-baterista do Sepultura. A letra aborda um momento doloroso, de medos e inseguranças, e quase paralisação diante da vida.
O diretor Cesar Raphael comenta sobre o processo criativo da narrativa audiovisual: “a canção me levou a uma reflexão sobre nossa jornada como seres humanos, desde o nascimento até a morte. Sobre como conciliar todos os nossos “eus” e entrar em harmonia com o passado, presente e futuro. Como encontrar paz em meio à turbulência da vida e sorrir diante da própria finitude. É uma jornada interna, um espelho da vida”.



O videoclipe foi completamente produzido e gravado em Atlanta, na Georgia, Estados Unidos, em uma parceria com o diretor de fotografia Raphael Bittencourt, hoje professor de cinema na conceituada universidade SCAD em Atlanta. No elenco, os atores norte-americanos Lanre Idewu, Matthew Johnson e Elijah Pope interpretam um homem em três momentos da vida: infância, idade adulta e velhice.



Assinando a direção da maioria dos videoclipes de “Let Go Of The Past”, Cesar Raphael se tornou um grande parceiro de Mateus Baêta. O cineasta mineiro já recebeu 17 premiações, a maioria nos Estados Unidos, e foi destaque na Forbes Under 30. Mais uma vez, a dupla traz um videoclipe profundo, em um modelo de filme curta-metragem, ressaltando a força da junção entre música e cinema para explorar temas sensíveis da vida.
