Além de ser dona de um dos refrigerantes mais populares do mundo, a Coca-Cola também é dona de várias outras marcas de refrigerante, sucos, energéticos e até refrigerantes, incluindo várias que surgiram no Brasil. Uma das marcas nacionais compradas pela Coca-Cola foi o Guaraná Jesus.
O Guaraná Jesus foi batizado assim em homenagem ao seu criador, o farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes. Ele criou a primeira fórmula do icônico refri cor-de-rosa em um pequeno laboratório em São Luís, lá em 1927, conta a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Inicialmente, o Guaraná Jesus era um pouco amargo, mas o farmacêutico continuou aperfeiçoando a fórmula até chegar ao gosto docinho da bebida que conhecemos hoje em dia.

Quando a Coca-Cola comprou o Guaraná Jesus?
Jesus Norberto Gomes faleceu em 1963 e, em 1980, a sua família decidiu vender a marca para a Companhia Maranhense de Refrigerantes. A companhia, que não existe mais, era franqueada pela Coca-Cola Brasil. Em 2001, a Coca-Cola adquiriu os direitos da bebida maranhense.
Um ponto interessante, como destaca a revista PEGM, é que a Coca-Cola se comprometeu com a família do criador a manter as características tradicionais do Guaraná Jesus, que tornaram a bebida uma febre na região Nordeste. O refri mantém o logotipo “Jesus”, inspirado na assinatura do criador, seu sabor doce, sua cor rosa e até as cores do rótulo.
A maior mudança foi em 2008, quando a Coca fez uma campanha com três opções de rótulos para a população maranhense escolher sua favorita. A vencedora – e atual identidade visual da bebida – é inspirada nos azulejos coloniais típicos da capital São Luís.
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO