×

Roubo de gado vira alvo de nova lei aprovada na Assembleia e deve reforçar segurança no campo em Lafaiete e região

O famoso “roubo de gado”, conhecido como abigeato, está com os dias contados — ou ao menos é isso que promete o Projeto de Lei 3.633/22, aprovado em 2º turno na Assembleia Legislativa de Minas nesta quinta-feira (21/5). A proposta, do deputado Coronel Henrique (PL), busca fortalecer o combate a esse e outros crimes nas áreas rurais de Minas Gerais.

A prática do abigeato é mais comum do que se imagina, e em cidades como Conselheiro Lafaiete e arredores, os prejuízos aos produtores rurais têm sido grandes. Com a aprovação da lei, a expectativa é que a segurança no campo ganhe reforços importantes.

O projeto atualiza a Lei 22.923/18 e prevê a criação de delegacias especializadas com estrutura de verdade — gente capacitada, viaturas, equipamentos e tudo mais necessário pra encarar de frente o crime no meio rural. Também estão previstas ações como o aumento de operações policiais no campo e o uso de tecnologia para prevenir e investigar ocorrências.

E não é só questão de segurança: o agronegócio respondeu por 22,2% do PIB de Minas em 2023. Proteger quem trabalha na roça é proteger também a economia do estado. Agora, o texto segue para sanção do governador.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp