Quando o mês de julho se anuncia, Congonhas já se prepara para viver um dos momentos mais marcantes de seu calendário cultural. Em 2025, o tradicional Festival de Inverno chega à sua 30ª edição e será realizado entre os dias 11 de julho e 2 de agosto. Serão 23 dias de festival, com atrações para todos os públicos e uma agenda pensada para valorizar a história, a memória e a cultura local.
O tema deste ano, “Romaria de Inverno – 30 anos de Festival”, presta uma homenagem especial à Romaria de Congonhas, cuja reconstrução foi entregue à cidade em julho de 1995. Mais do que uma manifestação de fé, o local se consolidou como um símbolo de resistência cultural, identidade coletiva e devoção popular.
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, dia 11 de julho, com a Romaria Cultural, um grande cortejo com artistas, produtores e entidades culturais. A concentração será às 20h na Praça da Basílica, seguida da apresentação do espetáculo “Santo de Casa” no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta, às 20h30.
A programação se espalha por diversos pontos da cidade, como a Praça JK, o Museu de Congonhas, o Centro Cultural Romaria, o Paço Municipal, o Teatro Municipal, a Praça de Eventos e o Palco Pé da Ladeira — uma das novidades desta edição, com atrações nos dias 31 de julho e 1º de agosto, como Força Vocalis, Deise Lucid, Vizomatas, entre outros.
O festival terá destaques como a cantora Ana Canãs, que se apresenta no dia 16 de julho, no Museu de Congonhas. A artista tem uma carreira consolidada e já trabalhou com nomes como Ney Matogrosso e Nando Reis. Outras grandes atrações incluem a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o grupo de dança Primeiro Ato, espetáculos teatrais e exposições.

Um dos pontos altos da programação são os dias dedicados ao público infantil, com o objetivo de aproveitar as férias escolares e oferecer opções criativas e educativas. De 21 a 25 de julho, a Praça JK recebe diversos espetáculos voltados para as crianças. Já no dia 26 de julho, a Praça de Eventos receberá um dia inteiro de diversão, com gincanas, brinquedos e atrações artísticas para os pequenos. Segundo o secretário de Cultura, Pedro Cordeiro, a prioridade deste ano foi “fazer com que as oficinas e espetáculos infantis permitam que as crianças canalizem sua energia criativamente, saindo da rotina e vivendo experiências diferentes nas férias”.
A diversidade musical é um dos destaques da programação. No dia 20 de julho, a Praça JK receberá o animado “Baile Charme na Praça”, embalado por clássicos da Black Music. Já no dia 25, a mesma praça recebe a Noite do Forró, com apresentações de Coco da Gente, Gilson Santos, Vira Saia e Grupo Candonguêro. No dia 26, será a vez do sertanejo brilhar com shows de Raquel Avelar, Jean Lucas & Banda, Diogo & Hernani e Maria Fllô. Encerrando essa sequência musical, no dia 27 de julho, a Praça será dominada pelo samba e pagode, com destaque para Adriana Araújo interpretando grandes sucessos de Alcione.
Outro ponto de destaque será a batalha urbana de poesia falada – Slam Clube de Luta, que acontecerá em frente ao Museu de Congonhas, ao lado de apresentações de rap e dança, no dia 23 de julho.
As oficinas e ações educativas também terão vez, especialmente com o Projeto Palco Aberto, em parceria com o Palácio das Artes e a FUMCULT, nos dias 29 e 30 de julho, no Centro Cultural Romaria. Além disso, o projeto Férias no Museu promete atrair famílias para atividades culturais com crianças durante o período do festival.
O encerramento oficial será em grande estilo, no dia 2 de agosto, com o show gratuito do sambista Diogo Nogueira, na Praça de Eventos.
Confira a programação completa:
https://www.instagram.com/p/DL7zaZ4M_pl/?igsh=MXNlem51ZzJxYzA0Zg%3D%3D