Estudo destaca que a oferta de pontos de recarga precisa melhorar bastante
Embora as vendas de carros elétricos continuem crescendo e as fabricantes, especialmente as alemãs, estejam preparando o terreno para adiar a proibição dos carros a gasolina para 2035, há uma constante: quem experimenta um carro elétrico tem certeza de que não voltará a comprar um carro a gasolina ou diesel.
Um novo estudo do serviço de acesso a pontos de recarga no Reino Unido, Zap-Map, confirma isso novamente: apenas 3% dos proprietários de veículos elétricos voltariam a um carro a gasolina ou diesel. Isso só confirma que o público deseja comprar carros elétricos, embora ainda haja pontos a melhorar.
Proprietários satisfeitos com seus carros, mas não com os pontos de recarga
Esta nova pesquisa realizada com 3.746 proprietários de veículos elétricos pela Zap-Map confirma o que pesquisas similares já descobriram sobre o comportamento, as atitudes e a satisfação dos motoristas de veículos elétricos.
Os entrevistados responderam a perguntas sobre uma ampla gama de temas, incluindo quantos deles têm acesso à recarga doméstica, os pontos públicos de recarga mais populares no país e os fatores-chave que influenciam onde e como os motoristas escolhem carregar seus veículos.

As respostas, coletadas em outubro, não deixam dúvidas: a maioria dos entrevistados está absolutamente encantada com o carro elétrico. Apenas uma pequena parcela, 3%, considera voltar a um carro com motor de combustão interna, seja gasolina, diesel ou híbrido.
Os motoristas deram aos seus carros elétricos uma nota média de satisfação de 87 em 100, destacando a economia no custo de uso e manutenção (78%), os benefícios ambientais (73%) e o maior desempenho do carro (65%) como as razões principais para possuir um elétrico.
Mas essa avaliação geral mais que positiva não os impede de destacar áreas que precisam de melhorias. Embora a grande maioria (79%) dos proprietários de veículos elétricos tenha um carregador doméstico, mais da metade (51%) utiliza a recarga pública pelo menos uma vez por mês. Isso reflete a importância da rede pública de recarga, que precisa ser mantida, investida e continuamente ampliada.
Essa é uma das maiores críticas e pontos a melhorar, de acordo com todos os estudos. Por exemplo, na Espanha, não apenas faltam pontos de carga rápida, de 150 kW ou mais, como também é preciso cuidar da manutenção deles, já que um em cada quatro não informa se está funcionando ou não.
Por outro lado, o estudo da Zap-Map revela uma nova tendência: os motoristas de carros elétricos não estão recarregando tanto nos estacionamentos dos supermercados. O uso dos carregadores dos supermercados caiu 32% no Reino Unido, segundo o estudo. Isso provavelmente se deve ao fato de que muitos supermercados eliminaram as opções de recarga gratuita em carregadores que geralmente são lentos, de até 22 kW.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.