A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete prorrogou, mais uma vez, o prazo para pagamento à vista do IPTU 2025 com desconto. O novo vencimento ficou definido para 18 de julho. A decisão, oficializada por meio do Decreto nº 187, de 14 de julho de 2025, foi motivada por instabilidades técnicas no site oficial do município — problema que, segundo moradores e contribuintes, tem se tornado recorrente nos últimos anos.
A publicação, assinada pelo prefeito Leandro Tadeu Murta dos Reis Chagas e pela procuradora-geral Andréia Chagas de Andrade, reconhece a falha no sistema de emissão das guias, que ficou inoperante fora do horário de expediente, dificultando o acesso de contribuintes que buscavam aproveitar o abatimento no valor.
Além das reclamações por parte da população sobre a dificuldade para acessar o sistema de guias, o decreto também aponta que houve necessidade de tempo adicional para atualização da data nos sistemas da Prefeitura — o que inviabilizou a retomada imediata do serviço.
A nova redação do artigo 1º do Decreto nº 02/2025 esclarece que “a guia única com cobrança do IPTU 2025, que terá força de notificação do lançamento, vencerá até o dia 18/07/2025”.
Essa não é a primeira vez que instabilidades técnicas causam transtornos aos contribuintes. Há registros de episódios semelhantes em anos anteriores, sempre em períodos de grande demanda no site da Prefeitura, como prazos de vencimento de impostos, inscrições em concursos ou publicações de editais. A recorrência dos problemas tem gerado críticas e cobranças por maior investimento em infraestrutura digital e suporte técnico para o portal do município.
O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, no Diário Oficial Eletrônico de Lafaiete, no dia 15 de julho.