O Governo Municipal cria o Programa Prefeitura sem Papel no âmbito da Administração Municipal para tramitação de documentos através do Sistema “Betha No Paper”, bem como a utilização de ferramenta de assinatura eletrônica por intermédio do “Betha Assinador Eletrônico”. O objetivo é reduzir a tramitação de documentos em papel, o que representa economia de recursos, mais agilidade e eficiência nos serviços públicos, acessibilidade, segurança de dados e melhoria na colaboração entre departamentos e equipes, permitindo um fluxo de informações mais eficiente. Esta primeira etapa do programa estabelece as normas para a tramitação e assinatura eletrônica de todos os documentos em todas as secretarias municipais.

“Com o Programa Prefeitura sem Papel, Congonhas dá um passo importante para uma gestão pública mais ágil, econômica e segura, com todos os documentos e assinaturas tramitando de forma eletrônica. Além de modernizar a administração e melhorar o atendimento à população, esta iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, reduzindo o uso de papel e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Estamos construindo uma administração mais moderna, sustentável e eficiente, que coloca Congonhas na vanguarda da transformação digital no serviço público”, explica a secretária de Administração da Prefeitura de Congonhas, Ana Flávia Araújo.
Os próximos passos serão:
– A reimplantação do Protocolo Online, porta de entrada para requisições de serviços por parte do cidadão, que está disponível no site www.congonhas.mg.gov.br;
– A implantação do sistema de gestão de processos licitatórios e administrativos.
Confira a íntegra do Decreto Municipal nº 8131, de 16/07/2025, páginas 6 a 10, que regulamenta o Programa Prefeitura sem Papel.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas