SUV renovado finalmente tem as alterações detalhadas, incluindo novo número de desempenho que lhe enquadra para pagar menos IPI
Na última semana, a General Motors cumpriu a promessa e revelou 5 novidades da marca Chevrolet para o mercado brasileiro. Além dos elétricos Spark EUV e Captiva EV, Onix e Onix Plus 2026 foram repaginados. O SUV Tracker 2026 também recebeu alterações, ainda que a marca não tenha detalhado todas as alterações.
Hoje (14/7), a Chevrolet deu mais detalhes sobre novo Tracker 2026 e, ainda que tenha deixado informações técnicas de fora, deu um pouco mais de informações a respeito da renovação de seu SUV. O modelo agora incorpora uma nova identidade de design da marca, além de receber atualizações no acabamento interno, sistema multimídia e conjunto de direção e suspensão. O modelo será oferecido em versões AT, LT, LTZ, Premier e RS, além de uma edição especial chamada “100 Anos”, que a marca ainda não explicou sobre qual configuração será baseada.
Galeria: Chevrolet Tracker 2026 – Fotos oficiais (BR)
A dianteira do Tracker foi redesenhada, com novos faróis em LED divididos em dois níveis, grade trapezoidal e para-choques com entradas de ar aerodinâmicas. As rodas ganharam novos desenhos e as lanternas traseiras passam a ter lente cristal. Internamente, o modelo adota o chamado “cockpit virtual”, disponível a partir da versão LT, com duas telas interligadas: uma de 8″ para o painel de instrumentos e outra de 11″ para o sistema MyLink, que agora oferece projeção sem fio, navegação mais rápida e Wi-Fi nativo. A conectividade é complementada por comandos remotos pelo app myChevrolet e pelos serviços de emergência e assistência do OnStar.
Os bancos foram redesenhados com espumas de densidades variáveis para melhorar a ergonomia. Já o acabamento interno varia conforme a versão, com destaque para tons escurecidos nas versões de entrada e detalhes em bege na versão Premier. A versão RS aposta em um visual esportivo, com elementos em vermelho.
Além disso, a suspensão e a direção elétrica foram ajustadas. Os pneus também foram atualizados, com foco em conforto e eficiência energética. As medidas divulgadas por enquanto foram o comprimento de 4,3 metros 1,79 m de largura e porta-malas de 393 litros.
Menos potência, menos imposto
Na parte mecânica, o Tracker 2026 mantém as opções de motor 1.0 Turbo Flex e 1.2 Turbo Flex, ambos com câmbio automático de seis marchas. O motor menor promete consumo de até 13,8 km/l com gasolina na estrada, enquanto o 1.2 turbo acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. Ambos os motores têm injeção direta e foram recalibrados para melhor resposta e eficiência, segundo a marca.
Enquanto o 1.2 manteve os 141 cv de potência máxima, o 1.0 teve o desempenho reduzido, caindo de 121 cv para 115,5 cv. Não é comum montadoras divulgarem números quebrados de potência, mas, para o Tracker 2026, há motivo.
Dentro das novas regras do Programa Carro Sustentável, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), carros que não se enquadram diretamente para ter o IPI zerado, pagam uma alíquota base de 6,3%. O número pode aumentar ou diminuir conforme diversos fatores e um deles é uma tabela progressiva que cobra mais imposto para carros mais potentes. Veja abaixo:
Potência (kW) | Variação (p.p.) |
≤ 55 (74,7 cv) | -2,15 |
≤ 66 (89,7 cv) | -1,75 |
≤ 72 (97,9 cv) | -0,25 |
≤ 85 (115,5 cv) | 0 |
≤ 105 (142,7 cv) | 0,75 |
≤ 132 (179,4 cv) | 1,5 |
≤ 165 (224,3 cv) | 3 |
≤ 200 (271,9 cv) | 3,5 |
≤ 240 (326,3 cv) | 4 |
≤ 290 (394,2 cv) | 6,25 |
> 290 (392,2 cv) | 6,5 |
Se o Tracker 2026 com motor 1.0 turbo mantivesse os 121 cv de potência, entraria na mesma faixa de cobrança de imposto das versões equipadas com o 1.2 turbo, acrescentando 0,75% pontos percentuais sobre os 6,3% de IPI base. Os 115,5 cv (85 kW) são propositais, pois são o limite da faixa que não acrescenta IPI à alíquota base. Esse pode ter sido um dos segredos da marca para manter os valores do Tracker 2026 sem mudanças em relação à linha 2025.
Tracker 2026: desempenho e consumo
Motor 1.0T AT6 | |||
Parâmetro | 2024 injeção multiponto | 2025 injeção direta (DI) | 2026 DI + IPI Verde |
Potência (cv) | 116 (G/E) | 117 (G) / 121 (E) | 115,5 (G/E) |
Torque (kgfm) | 16,3 (G) / 16,8 (E) | 18,3 (G) / 18,9 (E) | 18,3 (G) / 18,9 (E) |
0–100 km/h (s) | 11,8 | 10,9 | 10,9 |
80–120 km/h (s) | 9,7 | 9,5 | 9,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 | 190 | 184 |
Consumo urbano (km/l) | 7,7 (E) / 11,2 (G) | 8,0 (E) / 11,6 (G) | 8,1 (E) / 11,5 (G) |
Consumo estrada (km/l) | 9,5 (E) / 13,4 (G) | 9,8 (E) / 13,7 (G) | 9,9 (E) / 13,8 (G) |
Emissões de CO₂ (g/km) | 110 | 107 | 108 |
Motor 1.2T AT6 | ||
Parâmetro | 2025 injeção direta | 2026 Injeção direta |
Potência (cv) | 132 (G) / 133 (E) | 139 (G) / 141 (E) |
Torque (kgfm) | 19,4 (G) / 21,4 (E) | 22,4 (G) / 22,9 (E) |
0–100 km/h (s) | 11,1 | 9,7 |
80–120 km/h (s) | 8,6 | 8 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 | 190 |
Consumo urbano (km/l) | 7,2 (E) / 10,4 (G) | 7,6 (E) / 11,0 (G) |
Consumo estrada (km/l) | 9,2 (E) / 13,2 (G) | 9,7 (E) / 13,7 (G) |
Emissões de CO₂ (g/km) | 117 | 111 |
Tracker 2026: versões, preços e equipamentos
Tracker 1.0 Turbo AT – R$ 119.990
Itens de série: Direção elétrica, ar-condicionado manual, seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive, alarme, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, faróis dianteiros em LED com DRL, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro, rodas de aço aro 17″ com calotas, banco do motorista com ajuste de altura e traseiro bipartido e rebatível, painel de instrumentos digital de 3,5″, PC de bordo, limitador de velocidade, controles no volante, MyLink de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, 4 alto-falantes, 2 USB dianteiras e 2 traseiras, OnStar, Wi-Fi embarcado, para-choques e maçanetas externas na cor do carro, sistema Isofix e Top Tether, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque, anti-esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais.
Cores: Branco Summit, Prata Shark, Preto Ouro Negro, Vermelho Scarlet, Azul Boreal e Cinza Rush.
Tracker 1.0 LT Turbo AT – R$ 154.090
Itens de série: itens da versão Turbo AT, acrescentando central multimídia MyLink de 11″ com câmera de ré digital, painel de instrumentos digital de 8″, rack de teto preto, retrovisores externos elétricos na cor do veículo, cobertura do porta-malas, console central com descansa-braço, sistema de som com 6 alto-falantes e rodas de aço aro 17″ com calotas em dois tons que imitam rodas diamantadas.
Cores: Branco Summit, Prata Shark, Preto Ouro Negro, Vermelho Scarlet, Azul Boreal e Cinza Rush.
Tracker 1.0 LTZ Turbo AT – R$ 169.490
Itens de série: itens da versão LT + bancos com revestimento parcialmente em couro, ar-condicionado digital automático, rodas de liga leve aro 17″ com design exclusivo, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência em baixa velocidade, alerta de ponto cego, lanternas traseiras em LED, volante com revestimento, porta-malas com piso de ajuste variável e para-choques com detalhe na cor prata.
Cores: Branco Summit, Prata Shark, Preto Ouro Negro, Vermelho Scarlet, Azul Boreal e Cinza Rush.
Tracker Premier 1.2 AT Turbo 2026 – R$ 189.590
Itens de série: itens da versão LTZ + motor 1.2 Turbo, interior com revestimento em couro preto e bege, sistema de estacionamento automático (Easy Park), teto solar elétrico panorâmico, rodas de liga leve aro 17″ diamantadas com design exclusivo Premier, carregador de celular por indução, faróis dianteiros e de neblina em LED, retrovisores externos com repetidor de direção e interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rack de teto prata, maçanetas internas cromadas e para-choques com detalhe prata escurecido.
Cores: Branco Summit, Prata Shark, Preto Ouro Negro, Vermelho Scarlet, Azul Boreal e Cinza Rush.
Tracker RS 1.2 AT Turbo 2026 – R$ 190.590
Itens de série: itens da versão Premier + visual exclusivo RS com grade estilo colmeia e para-choques com detalhes em preto “High Gloss”, rodas de liga leve aro 17″ em preto diamantado, capa dos retrovisores e rack de teto também em preto, além de interior com revestimento em couro mesclando tons escuros e vermelho.
Cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Vermelho Scarlet e Cinza Rush.
FONTE: MOTOR 1