Neste domingo, dia 20 de julho, cerca de 300 diocesanos peregrinaram pelas ruas da Primaz de Minas, a cidade de Mariana (MG). Após a caminhada, os peregrinos participaram da Santa Missa, na Catedral da Sé, presidida pelo Padre Alexandre Umbelino Pereira, FDP.
Participaram da peregrinação as paróquias do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG), e de Santo Amaro, em Queluzito (MG). Membros da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas) e os legionários de Maria da Paróquia São João Batista de Conselheiro Lafaiete (MG) também estiveram presentes.

O Santuário Nossa Senhora do Carmo, localizado na histórica Praça Minas Gerais, os recebeu para os ritos iniciais. Logo depois, os presentes saíram do templo em direção a Catedral da Sé, seguindo a Cruz — símbolo do Jubileu da Esperança. Percorreram as ruas Waldemar de Moura Santos e Direita entoando cantos que entraram em sonância com as badalas dos sinos da Catedral Basílica.
Para Luiz Antônio da Fonseca, paroquiano da Paróquia Santo Amaro de Queluzito (MG), a peregrinação foi uma experiência muito grande e um dia muito proveitoso. Ele disse que essa foi a segunda vez que foi à Catedral da Sé, com a certeza que não será a última, pois pretende voltar novamente.

Celebração da Eucaristia
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Alexandre, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Ouro Branco (MG), e concelebrada pelo vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, Pe. Geraldo Gonçalo da Silva, FDP; e pelo Reitor da Catedral da Sé, Padre Geraldo Dias Buziani.

Padre Alexandre iniciou sua reflexão agradecendo a acolhida da Catedral. Na sequência, aprofundou-se no Santo Evangelho de São Lucas (10, 38-42), proclamado pelo Padre Geraldo Gonçalo. Citando São Luís de Orione, destacou a importância de “renovar todas as coisas em Cristo” e a importância de os batizados renovarem sua fé diariamente.
“Nós, como cristãos batizados, precisamos renovar nossa fé todos os dias. Por isso, Jesus pediu que pudéssemos viver a Sua memória, a Eucaristia, […] para que não esqueçamos da Sua Palavra, não esqueçamos que Ele é a nossa força, que Ele nos conduz, a Igreja é Dele. Sem a Sua Palavra, nos perdemos neste mundo”, afirmou.
Pe. Alexandre é Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Ouro Branco (MG), desde maio de 2024. Ele tomou posse em solenidade presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Igreja Nossa Senhora das Graças.
O sacerdote encorajou a manter o olhar fixo em Deus, mesmo diante das dificuldades. Comparando Maria e Marta, Padre Alexandre reforçou que o lugar do batizado é aos pés de Jesus, ouvindo Sua palavra e concluiu a homilia com um chamado para o fortalecimento da fé e da esperança.
Após a Missa, os fiéis visitaram a cripta da Catedral — onde estão enterrados os Bispos e Arcebispos de Mariana — e seguiram para o almoço servido Centro Arquidiocesano de Pastoral.

Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana