Conselheiro Lafaiete se tornou palco de uma celebração especial à música e à tradição sertaneja local com o lançamento do documentário “A História da Música Sertaneja Lafaietense”. O projeto, que será exibido no dia 28 de julho, às 19h, no YouTube e nas redes sociais, destaca a importância da cultura regional e conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Conselheiro Lafaiete (Secult).
Produzido pela Cont@to Eventos e dirigido por Fabricio viola (Fabricio pereira Simões)e Vanderley Almeida, o filme resgata parte da rica história da música sertaneja na cidade. A produção reúne entrevistas com artistas da “velha guarda” e novos talentos, que ajudaram a construir a identidade musical local. Entre os entrevistados estão Mário Flor Barreto, Zé Prainha, Firmino Teodoro, Hélio Teodoro, Fabricio Viola, Richardson (Poia da Batera), Vinícius Correia, Marco da Biquinha e Arnaldo Moreno.
Além de resgatar memórias e valorizar os artistas regionais, o documentário também promete entretenimento e enriquecimento cultural para toda a comunidade. “É um registro histórico que celebra os talentos de Lafaiete, passando pelas gerações e mantendo viva a tradição da música sertaneja”, destacaram os produtores.
O filme contou com uma equipe formada por Luciano Marcenes, Clayton Cruz, Daivison Fiorentino, Fabiano Braga e Vanderley Almeida (câmeras), com pesquisa de Osmir Camilo Gomes, captação de áudio por Fabiano Braga e trilha musical de Fabricio Viola. A edição ficou a cargo de Fabiano Braga e Vanderley Almeida, com montagem final de Fabricio Viola.
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Secult reforçaram que a iniciativa integra os esforços do município em incentivar a economia criativa e a preservação da cultura local, utilizando recursos da Lei Paulo Gustavo para fomentar projetos que aproximam a população da arte e da história da cidade.