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Virtus: 5 razões para comprar e 5 para fugir do sedã compacto da Volkswagen

Entre o Onix Plus e o HB20S, modelo da marca alemã segue os passos do irmão Polo

O Volkswagen Virtus reúne o melhor dos dois mundos. Tem as qualidades do líder de vendas entre os hatches, o Polo, e conta com o “plus” do volume do porta-malas de incríveis 521 litros, ou seja, 221 litros a mais.

Com essa receita, o Virtus vem sendo bem aceito entre os consumidores, mas quer o primeiro lugar do Chevrolet Onix Plus, reestilizado recentemente. O sedã da Volkswagen está no mercado desde 2018 e a última reformulação só veio em 2023. Até o primeiro momento, não há previsão de uma nova geração.

Ainda assim, o sedã  chegou mais refinado para a linha 2026, lançada em abril deste ano. Nas versões Highline e Exclusive, por exemplo, passou a contar com assistente ativo de mudança de faixa, enquanto na Exclusive acrescentou rodas de liga leve de 18 polegadas com novo desenho e interior renovado.

Como dito anteriormente, o Virtus aparece na segunda colocação. Foram 17.173 unidades vendidas nos primeiros seis meses. O Onix Plus, na vice-liderança, tem 21.560 carros acumulados. Em terceiro lugar, segue o Hyundai HB20S com seus últimos suspiros, visto que a Hyundai vai trocá-lo por um novo SUV cupê em 2026.

Independente disso, o Virtus continua firme e cada vez mais preparado. Mas será que ele consegue virar o placar e subir ao pódio? Fique agora com cinco razões para comprá-lo e cinco para desistir de vez do sedã.

5 RAZÕES PARA COMPRAR 

1 –  PORTA-MALAS

O Volkswagen Virtus tem 4.561 mm de comprimento, 1.751 mm de largura e 1.477 mm de altura, com 2.651 mm de distância entre-eixos. Seu porta-malas comporta 521 litros, quase o mesmo volume do campeão Fiat Cronos, com 525 l.

2 – EQUIPAMENTOS

Por dentro, um dos destaques da versão Highline é a central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play
Imagem: Divulgação

Desde a versão mais simples do Volkswagen Virtus, o cliente já conta com controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, piloto automático com limitador de velocidades, entre outros itens.

3 – MOTORES

O Virtus está disponível com motor flex 200 TSI de três cilindros em linha, turbo, 1.0 12V. No consumo,  faz 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada no etanol. Na gasolina, são 13,2 km/l e 15,8 km/l, nessa ordem. Nas automáticas, são 8,5 km/l e 10,4 km/l (etanol) e 12,2 km/l e 14,9 km/l (gasolina), segundo o Inmetro.

4 – DESEMPENHO

O Virtus na versão Sense com motor turbo de três cilindros, 1.0 12V de 116 cv (200 TSI), com câmbio manual de 5 marchas, faz de zero a 100 km/h em 9,8 segundos (etanol) e em 10,1 segundos (gasolina), com velocidade máxima de 201 km/h (etanol) e 196 km/h (gasolina). 

Na Exclusive, com propulsor 1.4 16V de 150 cv (250 TSI) de quatro cilindros em linha, turbinado e transmissão automática, os números são ainda melhores: 0-100 km/h em 8,5 s (e/g) e velocidades finais de 209 km/h (e) / 207 km/h (g).

5 – CUSTO-BENEFÍCIO

Na traseira, o Volkswagen Virtus 2025 na versão Highline tem lanternas fumês, com aspecto esportivo
Imagem: Divulgação

Por R$ 108.990, o Virtus na versão de entrada Sense já vem bem equipado, além de reunir outras qualidades inerentes às características do carro, como, por exemplo, ter bom espaço interno, oferecer motores econômicos e trazer bom porta-malas. 

5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR 

1 – ACABAMENTO

Infelizmente, há muitas queixas quanto ao acabamento que abusa do plástico rígido, que, com pouco tempo de uso, começa a gerar os inevitáveis barulhos internos.

Fora isso, há ainda o volante que descasca com facilidade, mesmo em unidades seminovas e de baixa quilometragem. 

2 – SUSPENSÃO

Quem compra um sedã é motivado principalmente pelo conforto que ele oferece, mas no caso do Virtus, isso se torna uma heresia. É o que dizem seus proprietários e a culpa disso é da calibração das suspensões que não filtram bem as irregularidades do piso. Portanto, nesse ponto, o Virtus acaba devendo.

3 – DOBRADIÇA DO PORTA-MALAS

Volkswagen Virtus tem porta-malas de 521 litros, um dos maiores na categoria de sedãs compactos
 Imagem: Divulgação

Um sedã moderno como o Volkswagen Virtus bem que merecia um sistema de abertura pantográfico, mas a empresa acabou pecando nesse ponto. Ao contrário disso, ela optou pelo tradicional pescoço de ganso que acaba danificando, em alguns casos, a bagagem, sem tomar o devido cuidado.

4 – BANCO TRASEIRO

No Virtus, para os mais altos que sentam no banco traseiro, há um certo desconforto, principalmente em viagens mais longas. A explicação é que, como o teto a partir da coluna B acaba caindo suavemente, o espaço para a cabeça dos mais altinhos acaba ficando comprometido.

5 – ÂNGULO DE ATAQUE 

Volkswagen Virtus exige cuidado em valetas e lombadas para não ter a parte de baixo do para-choque danificada
 Imagem: Divulgação

É preciso cuidado ao passar por valetas e lombadas com o Virtus por conta da sua altura em relação ao solo.  Qualquer descuido pode comprometer não só o para-choque dianteiro, mas também o cárter. Alguns clientes, antes mesmo de tirá-lo da loja, já mandam instalar o protetor de cárter como medida de segurança.

FONTE: AUTOO

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