27 de abril de 2024 14:27

Calendário de abril tem mais um feriado prolongado; veja qual é a data

Ao contrário do ano passado, onde vários feriados caíram aos fins de semana, os feriados de 2023 caem às segundas, quintas ou sextas-feiras, oportunizando as folgas prolongadas, como as que ocorrem no calendário de abril.

O calendário de abril conta com dois feriados que podem possibilitar as tão sonhadas folgas prolongadas, pois ambas as datas caem na sexta-feira. O primeiro ocorreu no último dia 7, a chamada Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão.

Este feriado é estabelecido em todos os estados do Brasil, conforme a tradição da Igreja Católica, e é uma das principais datas comemorativas do calendário religioso cristão, que marca a lembrança da morte de Jesus Cristo, antecedendo a Páscoa, que celebra sua ressurreição.

Qual o próximo feriado do calendário de abril?

O próximo feriado deste mês é Tiradentes, que cai no dia 21. Este feriado homenageia a memória de Joaquim José da Silva Xavier, uma figura chave na história brasileira. Como a data também cai em uma sexta-feira, este ano, oferece uma oportunidade perfeita para os trabalhadores descansarem ou viajarem.

O final de abril também traz outro feriado prolongado. O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, cai em uma segunda-feira em 2023. Isso significa que as pessoas também podem utilizarem o sábado e o domingo anteriores para uma pausa mais longa.

Quais os próximos feriados e pontos facultativos de 2023?

Para encerrar a primeira metade do ano, há ainda o dia de Corpus Christi, celebrado em 8 de junho. Esta data é comemorada sempre às quintas-feiras e, na verdade, trata-se de um ponto facultativo.

Anualmente, o governo federal publica no Diário Oficial da União os feriados nacionais e pontos facultativos, totalizando 14 datas em 2023. Como o próprio nome sugere, o ponto facultativo é uma data que oferece a opção para que as empresas concedam folga aos seus funcionários.

Caso o empregado precise trabalhar na data, ele estará submetido ao regime comum, sem receber horas extras ou outros benefícios especiais, diferentemente de um fim de semana ou feriado.

Geralmente, os pontos facultativos são estipulados em datas próximas a feriados que caem no meio da semana, como o Carnaval. Embora a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não aborde os pontos facultativos, o artigo 70 da CLT proíbe o trabalho em dias de feriado, exceto para profissionais que atuam em regimes especiais.

Confira abaixo a lista completa de feriados de 2023 para se programar e aproveitar ao máximo as folgas prolongadas:

  • Feriado nacional – 21 de abril: Tiradentes (sexta-feira);
  • Feriado nacional – 1º de maio: Dia do Trabalho (segunda-feira);
  • Ponto facultativo – 8 de junho: Corpus Christi (quinta-feira);
  • Feriado nacional – 7 de setembro: Independência do Brasil (quinta-feira);
  • Feriado nacional – 12 de outubro: Nossa Sra. Aparecida (quinta-feira);
  • Feriado nacional – 2 de novembro: Finados (quinta-feira);
  • Feriado nacional – 15 de novembro: Proclamação da República (quarta-feira);
  • Feriado nacional – 25 de dezembro: Natal (segunda-feira);
  • Ponto facultativo depois das 14h – 31 de dezembro: Véspera de Ano Novo (domingo).

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade