ENTRE RIOS DE MINAS – 65ª Festa da Colheita de Entre Rios de Minas / 2025 – uma das mais tradicionais de Minas Gerais e a congregar milhares de participantes. A Festa atraiu grande multidão, com participantes de todas as faixas etárias, a ocupar as praças e ruas do centro da cidade. Os tradicionais Carros de Bois, a gloriosa Sociedade Musical São Bom Jesus de Matosinhos – de Ouro Preto, produtores, criadores e amigos se encontraram para essa edição especial da Festa da Colheita.
Pela primeira vez ocorreu o Cortejo dos Peregrinos de “Santa Manoelina dos Coqueiros” – nossa amiga Jane preparou uma moça linda, a Mariana Resende, para a representação de Manoelina Maria de Jesus, que seguiu em um carro aberto e os peregrinos a acompanhá-la. O grupo de peregrinos foi recebido pelo prefeito Thiago Itamar Ted; depois, pelo querido Padre Ildeu da Cruz, o Vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, grande incentivador das peregrinações manoelinas.
O dia em Entre Rios de Minas foi movimentado, a propiciar lazer, entretenimento, cultura e religiosidade, com a participação dos moradores da sede do município e das comunidades rurais – e isso fez toda a diferença. A multidão acompanhou tudo atentamente, foram momentos para se apreciar os produtos da colheita artesanal e tradicionalíssima, mas também o avanço das atividades agropastoris, inclusive com a participação de operadores e máquinas de última geração.
Na 65ª Festa da Colheita o Passado, o Presente e o Futuro se conectaram, sob as bençãos de Nossa Senhora das Brotas – a padroeira dos produtores rurais e também da entrerriana “Santa Manoelina dos Coqueiros”. Viva a Festa da Colheita! Luiz Cruz.
- Texto e fotos: Luiz Cruz




















