Secretário de Cultura mais jovem de Conselheiro Lafaiete, como se intitula no seu perfil, não é mais o comandante da pasta. Esta é a 4ª mudança em menos de 7 meses de gestão, em uma alta rotatividade. Alex fez o comunicado nesta tarde nas redes sociais discorrendo de sua saída, mas sem explicar os motivos. Nos bastidores, especula-se extraoficialmente, que a saída tenha sido influenciada por críticas à organização do Festival de Congado, realizado recentemente na cidade. A falta de diálogo com artistas e grupos culturais também é apontada como um fator que pode ter contribuído para o desgaste da gestão. A Prefeitura ainda não anunciou oficialmente quem assumirá o comando da Secretaria de Cultura, assim como também os gestores das pasta de administração e controladoria cujos comandantes foram exonerados há menos de 10 dias.
Em mensagem pública, ele agradeceu à equipe, parceiros e à população que acompanhou sua trajetória e apoiou a gestão cultural nos últimos meses. “Chegou a hora de me despedir da Secretaria de Cultura e agradecer a toda a equipe que esteve ao meu lado em cada momento dessa jornada”, afirmou Alex, que também ocupou a presidência do Conselho Municipal de Cultura durante sua gestão.
Em seu pronunciamento, o ex-secretário fez um balanço das ações promovidas pela pasta, destacando importantes avanços em uma área historicamente marcada por desafios.

“Vivemos inúmeras conquistas: suspensão de multas, início de obras, realização de vários festivais, criação de editais… Lutamos muito para captar recursos em uma pasta historicamente carente, e posso dizer com orgulho que estive na linha de frente com cada um de vocês. Acertamos e erramos juntos, mas, acima de tudo, deixamos um pedacinho de nós nessa área tão importante para a cidade.”
Alex também fez questão de expressar gratidão às pessoas que estiveram ao seu lado. “Gostaria de agradecer pessoalmente a cada um que nos apoiou na Secretaria de Cultura, mas sei que isso é impossível. Saio de cabeça erguida, com a certeza de que nossa gestão, ainda que breve, fez todo o possível. Tenho muito orgulho do trabalho que fizemos. Mas, como todo carnaval… chega ao fim. E hoje, com o coração cheio de gratidão, me despeço.”
Em suas palavras finais, ele agradeceu ao prefeito Leandro Chagas, aos colegas secretários e fez um reconhecimento especial ao amigo Rafael Lana, companheiro nos momentos mais desafiadores da gestão.
“Chegou a hora de um ‘até logo’ à nossa querida Secult-Lafaiete. É hora de enfrentar novos desafios. Saio com o coração tranquilo e animado para a próxima jornada.”