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Duplicação da BR-040 começa no 1º semestre de 2026 com implantação de unidade da PRF em Carandaí; posto em Congonhas é desativado; rodovia terá tecnologia para pesagem de veículos em movimento

A EPR Via Mineira segue avançando no planejamento das obras de modernização e ampliação da BR-040. As próximas etapas preveem melhorias significativas em diversos trechos da rodovia, com foco na segurança, fluidez do tráfego e infraestrutura de apoio ao usuário. Entre as obras previstas ainda para 2025 está a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais no município de Carandaí. No mesmo município, foi implantada uma nova unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que já está em funcionamento. Com isso, a unidade de Congonhas (UOP Congonhas) perdeu seu efetivo fixo e passou a funcionar apenas como ponto de apoio para fiscalizações esporádicas.

A mudança operacional da PRF tem impactado diretamente o atendimento de ocorrências na região de Congonhas. Com a centralização das atividades em Carandaí, moradores e motoristas que trafegam pelo trecho relatam demora no atendimento e menor presença policial na rodovia.

Também estão previstas para este ano a construção de uma delegacia da PRF em Nova Lima e o reforço e alargamento de viadutos nos municípios de Cristiano Otoni e Barbacena.

Duplicação

Já a aguardada duplicação da BR-040 terá início no próximo ano, 2026, começando pelo trecho entre o Pires até a entrada de Congonhas (antiga Churrascaria Zé Dias), com ciclovia. Até 2028, a duplicação chegará até ao trevo do Paulo VI, em Lafaiete. Este trecho é o mais letal de toda a rodovia. Essa obra faz parte de um projeto maior, que prevê a duplicação integral da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora até 2032.

Além das obras físicas, a EPR Via Mineira vai implantar o sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), tecnologia que permite a pesagem de veículos em movimento. O sistema contribui para uma fiscalização mais eficiente, sem necessidade de parada, o que melhora o fluxo e reduz riscos.

Segundo a concessionária, todas essas ações são orientadas por uma gestão que valoriza o diálogo com os usuários e o acompanhamento técnico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A escuta ativa da população e o papel regulador da agência são fundamentais para garantir obras eficientes, responsáveis e transparentes.

“Adotamos um modelo de concessão focado no cuidado com o usuário. Nosso objetivo é garantir uma gestão eficiente e humana, pautada no diálogo, na escuta ativa e na responsabilidade social, guiada pela missão permanente de salvar vidas”, destaca Louzane, representante da EPR Via Mineira.

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