×

46º Torneio de Férias de Futsal consagra campeões de 2025 e competição histórica de Congonhas chega ao fim com goleadas e emoção

Iniciada em 23 de junho, chegou ao fim, na sexta-feira (8/8), a 46ª edição do Torneio de Férias de Futsal, com os campeões das categorias Principal – Séries Ouro e Prata conhecidos. Antes já haviam sido  definidos os vencedores do Master, Sub 20 e Feminino. Os jogos foram disputados no Poliesportivo Central, na Praia. Nestas quase cinco décadas, a competição, que é historicamente conhecida como “A coqueluche da cidade” – expressão criada pelo radialista Alencar Reis nos primeiros anos de disputa -, passou pela quadra da antiga Fundação Dom Silvério (atualmente E. M. Fortunata de Freitas Junqueira), também pela quadra da antiga Escola Técnica (atual CET) e pelo Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade. A realização do torneio é da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Congonhas.

Na final da Série Ouro, o Kau’s goleou o Skol Bool por 8 a 3 e garantiu o título , após um primeiro tempo muito disputado, que havia terminado em 3 a 3. Com um time muito forte e mais opções no banco de reservas, o Kau’s disparou no marcador na etapa complementar.

Adair Junior, Guilherme Virla – Vareta, Saulo (2 gols) Roger (2 gols) e Wendel (2 gols) marcaram para o Kau’s, enquanto Renato Bento, Matheus e Marcos Antônio fizeram os do Skol Bool.

Vareta, pivô do Kau’s, que acumula vários títulos do Torneio de Férias, festejou mais um troféu. “Graças a Deus, nos tornamos campeões. Agradecemos à Diretoria do Kau’s por todo o apoio. Conseguimos nos sagrar campeões, o jogo foi muito intenso, principalmente no primeiro tempo. Arrancamos o empate em 3 a 3 e, na segunda etapa, colocamos a humildade acima de tudo e fizemos o quarto, quinto, sexto, sétimo e oitavo gols para sairmos da quadra do Poliesportivo Central com o título. Deu tudo certo. Parabéns à organização do torneio, como sempre exemplar e muito séria”.

Adelmo Luiz, do Skol Bool, melhor goleiro da competição na premiação feita após a final, também enaltece a competição. “Este foi um campeonato de altíssimo nível, ele é um dos melhores da região. A organização está de parabéns. Nós, graças a Deus, conseguimos chegar à final, mas infelizmente o título não veio. Mas estamos na expectativa de virmos mais fortes em 2026 e alcançarmos o tão sonhado título”.

Série Prata

Na preliminar da sexta-feira, o Sport Bat’s também goleou o Arsenal por 6 a 0, com gols de Henrique, Lucas (4 gols) e Caio e levantou o troféu da Série Prata.

Para Carlos, goleiro do Sport Bat’s, a conquista da Série Prata não foi o objetivo inicial da equipe, mas o resultado final agradou, segundo ele. “Queríamos seguir para a Série Ouro, mas as situações do campeonato fizeram com que a gente fosse para a Prata. Mas estamos muito gratos pela campanha que fizemos e ao time que nos convidou para participar do Torneio de Férias e nos apoiou. É muito bom representar este time que já foi campeão da Série Ouro, é sempre muito forte, com jogadores muito competentes para chegar em posições de destaque. Agradecemos a organização que fez um espetáculo à parte, o que é muito bom para a cidade e para as equipes também”.

Luiz Gustavo, atleta do Arsenal, equipe vice-campeã desta categoria demonstrou satisfação por ter chegado à final de um torneio tão relevante para os praticantes do futsal. “Primeiramente é parabenizar toda a organização do Torneio de Férias. É a primeira vez que disputei um campeonato aqui em Congonhas. O Torneio de Férias é referência na região pelo nível que alcançou. O sentimento que temos hoje [sexta-feira] é de dever cumprido. No começo do campeonato, ouvimos muita gente dizendo que não íamos chegar. O objetivo, claro, era estar no final da Série Ouro, mas chegamos à final da Prata, perdemos para uma grande equipe, que poderia estar na final da Ouro também, pela qualidade deles”.

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Prefeitura de Congonhas, José Roberto Pereira (Teté), a final da Série Ouro foi bem empolgante e bem disputada no primeiro tempo e início do segundo. “Gostei da final, foi um jogo bem parelho. O Skol Bool foi bem competitivo e o Kau’s mantém o nível, mesmo com as diversas substituições. O campeão venceu pela sua qualidade e por ter mais opções de banco, que faz a diferença no preparo físico”.

“Para o ano que vem, faremos uma competição com mais atletas da cidade, mais atrativa, com mais segurança, para voltar a atrair mais torcedores para o Poliesportivo Central. Já vamos implementar medidas para fortalecer nossos torneios na Copa Verão de Futsal, que é realizada no início do ano”, completa o secretário adjunto da SEL.

O secretário José Lúcio de Castro também esteve presente ao Poliesportivo Central durante as finais das séries Ouro e Prata, para prestigiar as quatro equipes, o público e conferir a organização do torneio.

 Premiação

  • Artilheiro: Gabriel de Jesus (Budé), do Kau’s, com 22 gols.
  • Melhor jogador do Torneio de Férias: Wendel, do Kau’s.
  • Melhor goleiro: Adelmo Luiz, do Skol Bool.
  • Atleta destaque: Vetô, Skol Bool.

Final Master

UMBP 3  X  5 *D13 Legends (Belo Horizonte)

Final Sub 20

CRP 2 X 3 *Pique Alemanha (Barbacena)

Final Feminina

*Glicose 5 X  0 Baile de Munique

* Campeões

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp