×

ALERTA: caminhão-tanque com soda cáustica tomba na BR-356 e contamina rio em Ouro Preto (MG) e chega ao Ribeirão do Carmo

Por volta das 12h30 do dia 11 de agosto de 2025, um caminhão-tanque que transportava 19.400 litros de soda cáustica tombou na BR-356, no km 94, próximo à entrada da ACTECH, em Ouro Preto (MG). O acidente ocorreu a menos de 500 metros do local de entrega, onde a empresa esperava receber duas remessas do produto em dois caminhões, mas apenas um deles chegou ao destino.

O vazamento da substância atingiu a via e o leito do rio Tripuí, que passa pela região, chegando até o Rio do Carmo, em Mariana. Ainda não há estimativa da quantidade exata que escorreu para o meio ambiente, mas populares relataram terem visto uma enxurrada da soda cáustica descendo pelo asfalto, sem entender inicialmente do que se tratava.

O motorista, único ocupante do caminhão, ficou com o braço preso às ferragens. Ele foi resgatado por volta das 15h pelos militares do Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico. A rodovia segue totalmente interditada nos dois sentidos pela Polícia Militar Rodoviária, que orienta a população a evitar a área e respeitar as determinações das autoridades.

Diante do risco ambiental, a Defesa Civil de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente acionaram os órgãos ambientais do estado para minimizar os impactos negativos do acidente. Também foi acionada a Defesa Civil da cidade vizinha de Mariana, localizada a 15 km, que possui uma maior população ribeirinha e pode ser afetada pela contaminação.

A soda cáustica, ou hidróxido de sódio, é uma substância altamente corrosiva, que pode causar graves danos à saúde humana e aos animais, podendo levar à morte em casos de contato ou ingestão. Moradores ribeirinhos devem estar atentos, principalmente quanto aos animais que possam beber da água contaminada.

Até o fechamento desta matéria, o Núcleo de Emergência Ambiental de Minas Gerais (NEA-MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), deslocava-se ao local para coordenar as ações de contenção e mitigação dos danos. O NEA atua na prevenção e atendimento a emergências ambientais que ameacem a saúde pública, o meio ambiente e outros bens vulneráveis, além de fiscalizar e aplicar sanções conforme a legislação vigente.

  • Agito Mais

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp