Está em tramitação na Câmara Municipal de Congonhas o Projeto de Lei (PL) 54/2025 que poderá autorizar o Município a fornecer dispositivos de monitoramento contínuo de glicemia (glicosímetro) para pacientes com diabetes mellitus tipo I. A proposta é de autoria do vereador Heli Nascimento (Podemos) e foi aprovada em primeira votação nesta semana pelo plenário.
Segundo o texto da proposta, poderão ter prioridade no acesso pessoas com diabetes e gestantes cadastrados em programas sociais como Bolsa Família e no CadÚnico além de crianças, adolescentes e idosos em tratamento com insulina e pacientes com histórico de hipoglicemia grave. O fornecimento poderá feito por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conforme prescrição médica que comprove a necessidade do equipamento.
“A diabetes requer um acompanhamento rigoroso da glicemia devido aos riscos de complicações. Esse projeto visa assegurar o fornecimento gratuito de medidores contínuos de glicemia, porque eles não só fornecem leitura instantânea da glicose, mas também oferece informações adicionais sobre a tendência dos níveis glicêmicos, alertando os responsáveis sobre possíveis variações que exigem tratamento adequado” ressalta o parlamentar autor da proposta.
Foto: Reinaldo Silva