×

Oficial: Toyota também terá rival para Fiat Toro, mas ainda vai demorar

Nova picape será menor que a Hilux, terá base do Corolla e estreia nos EUA em 2027 antes de chegar ao Brasil

A Toyota confirmou oficialmente que está desenvolvendo uma nova picape de porte intermediário, posicionada abaixo da Hilux e voltada ao segmento de Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Até agora, o projeto era tratado apenas em bastidores e mencionado de forma indireta em acordos sindicais no Brasil e na Argentina, que tentavam garantir sua produção local a partir de 2027.

A confirmação veio por meio de Cooper Ericksen, vice-presidente de planejamento da Toyota Motor North America, em entrevista à revista MotorTrend. “Já tomamos as decisões. A questão agora é quando poderemos lançá-la. Não é mais uma questão de ‘se’”, afirmou.

Toyota EPU Concept – Salão de Tóquio (ao vivo)

Nos Estados Unidos, onde o modelo deve estrear primeiro, a expectativa da japonesa é comercializar entre 100 mil e 150 mil unidades por ano, atendendo a uma demanda crescente por picapes menores e mais acessíveis, caso da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz. A proposta é ocupar o espaço abaixo da Tacoma — a irmã maior da Hilux — com uma opção voltada ao uso urbano e dirigibilidade mais próxima de um SUV, mas sem abrir mão de capacidade e versatilidade de um veículo com caçamba.

A má notícia é que o projeto ainda deve levar algum tempo. Segundo Ericksen, os recursos de engenharia da Toyota estão no limite, com 24 modelos novos ou atualizados em desenvolvimento simultâneo, além da estratégia de múltiplas motorizações. Como cada lançamento hoje envolve versões híbridas, híbridas plug-in, elétricas e até movidas a hidrogênio, cada veículo na prática equivale a vários projetos paralelos.

Argentinos já falavam na picape em 2024

Nos bastidores, a Argentina já tinha antecipado a existência do projeto da nova picape. Em dezembro de 2024, o Motor1.com Argentina revelou que o modelo foi mencionado durante um evento da marca com concessionários, com previsão de estreia até 2027. A apresentação foi inesperada, já que o foco do encontro era o novo Yaris Cross, que chega ao Brasil em outubro de 2025.

Essa nova picape também será produzida no Brasil. A ideia, na época, era que ela fosse fabricada em Sorocaba (SP) ao lado do Yaris Cross e da família Corolla, que será transferida de Indaiatuba até o fim de 2025. Uma nova ala está sendo construída na planta para abrigar os novos modelos, com conclusão prevista para dentro de um ano.

A partir disso, a unidade poderá ser adaptada para receber a futura picape. O projeto faz parte do pacote de R$ 11 bilhões anunciado pela Toyota no país até 2030. Como a estreia global será na América do Norte, não seria surpresa se o lançamento sul-americano atrasar. Com o Yaris Cross assumindo prioridade na planta de Sorocaba, a linha de produção pode não ter espaço imediato para o novo utilitário.

A base técnica será a mesma do Corolla Cross, com uso da plataforma TNGA e carroceria monobloco. A inspiração visual provavelmente deve utilizar elementos do conceito EPU, mostrado no Salão de Tóquio de 2023. O protótipo tinha 5,07 metros de comprimento, medida próxima à da Ford Maverick, e trazia cabine dupla com motorização híbrida e tração nas quatro rodas.

A Toyota chegou a cogitar uma versão 100% elétrica, mas a queda na demanda por EVs em diversos mercados fez a marca optar por uma solução híbrida. A escolha também será uma resposta à estratégia da Ford com a Maverick, hoje a única picape desse porte com versão eletrificada. A nova caminhonete da Toyota usará sistema HEV e poderá futuramente adotar o novo conjunto PHEV-FFV, com motor 2.5 Atkinson flex e dois motores elétricos, permitindo tração integral

FONTE: UOL

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp