Versão rara tinha acesso dos dois lados para os passageiros a partir da segunda fileira
A Kombi fez parte da vida de milhões de brasileiros. Assim como o Fusca a perua da Volkswagen tem uma trajetória bastante rica no Brasil e ajudou a construir, literalmente, o país. Trabalhando em feiras livres, construção civil, escolar, além de outras dezenas de configurações distintas que garantiram o sustento de muita gente em mais de meio século de história.
Criada em 1950 por um comerciante holandês a perua, que se assemelhava a um caixote, logo caiu no gosto da Volkswagen, que iniciou sua produção. O sucesso foi imediato, já que sua versatilidade estava mais do que comprovada. As diferentes possibilidades de configuração de carroceria também foram responsáveis por este êxito.
Já na parte mecânica a confiabilidade do motor boxer refrigerado ar. Falei há pouco sobre versatilidade e esse propulsor, com o seu estilo e durabilidade, fez com que as peruas rodassem por todas essas décadas, muitas delas com baixíssima manutenção. Ponto para a resistência do conjunto.
No Brasil ela escreveu um capítulo importantíssimo da marca, já que foi o primeiro modelo fabricado por aqui a partir de 1957. O Fusca começaria a ser produzido dois anos mais tarde. Antes ambos eram vendidos e montados no estilo CKD.
E foi justamente para o mercado brasileiro que a Volkswagen fez algo que se tornaria exclusivo. Pensando primeiramente em um veículo que fosse prático e, ao mesmo tempo, tivesse a confiabilidade mecânica já citada, a marca lançou essa opção que permitia acesso para ambos os lados.
A versão de seis portas foi usada para transporte de passageiros e especialmente companhias aéreas. A produção acabou sendo muito pequena e hoje ver uma delas é algo raro. No vídeo mostramos os detalhes e a facilidade dessa versão fantástica da velha senhora no mercado nacional.
FONTE: MOBI AUTO