O 244º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos teve início oficialmente na noite deste sábado (06/09) com a procissão que conduziu a imagem peregrina de Jesus Cristo desde a Igreja São Geraldo, no bairro Dom Oscar, até o Santuário. Em seguida, ocorreu uma missa presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, que abençoou os fiéis e declarou aberta a festividade religiosa, que se estenderá até o domingo (14), com missas, confissões, adoração, procissões e homenagens especiais.
A realização é da Arquidiocese de Mariana, por meio da Reitoria da Basílica. A Prefeitura oferece apoio ao evento, para garantir a ordem na cidade e por entender que esta é a principal expressão da fé católica de Congonhas, a “Capital Mineira da Fé!”.
Em sua pregação, Dom Airton apontou o motivo que o traz, como a diversos romeiros, a Congonhas, durante o Jubileu. “Mais uma vez nos encontramos nesta cidade diante desta Basílica. Pelo menos, uma vez por ano, nós fazemos isso. Quem é daqui, faz mais vezes. E fazemos isso com fé, por piedade, por devoção. Vir a Congonhas uma vez por ano não é apenas uma viagem diferente das outras. Não, não, saímos de casa para participar do Jubileu, porque queremos nos encontrar com o Bom Jesus. Claro que sabemos que em qualquer lugar Jesus Cristo está conosco, a Igreja está espalhada sobre toda a Terra e nós temos os lugares para onde podemos caminhar para prestar culto, louvar a Deus e viver essa nossa fé. Buscamos em Jesus Cristo, o Bom Jesus, que teve compaixão de nós, entregou-se na cruz por cada um de nós a fim de nos salvar e nos liberar. Em Congonhas, a cada ano, renovamos este compromisso de sermos homens e mulheres novos para continuarmos anunciando o Reino de Deus”.



O Arcebispo de Mariana lembrou ainda que o Jubileu de Congonhas este ano está inserido em um contexto maior. “Vivemos em 2025 um ano santo, que é o do Jubileu da Esperança, que o Papa Francisco, de saudosa memória, quis colocar para a Igreja Católica toda. Neste Jubileu do ano santo, vivemos o Jubileu do Bom Jesus”.
Mãe e filho são celebrados ao mesmo tempo em Minas Gerais
Enquanto acontece o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, também celebra o 150º Jubileu da Padroeira de Minas Gerais. Este ano, a imagem de Nossa Senhora da Piedade está presente em Congonhas durante o Jubileu. Após chegar à Igreja Matriz Mãe da Igreja, do Jardim Profeta, no sábado, a Santa será acolhida na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, no Alto Maranhão, às 14h deste domingo. Já às 16h, haverá benção para os peregrinos e início da procissão, que será acompanhada por autos antigos. Da praça Bandeirantes, a procissão seguirá somente a pé para o Santuário.
Também neste domingo:
Jubileu da Juventude
“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações.” (Rm 5,5)
- Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus
- Missas – 06h, 08h, 10h, 15h, 19h
- Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição
- 08h – Concentração para o Grito dos Excluídos
- 09h – Caminhada para a Praça da Basílica
- 10h – Missa com a presença dos participantes do Grito dos Excluídos

