×

Investimentos milionários da MRS com a construção de 2 viadutos vão impactar na segurança e na mobilidade urbana

Moradores do Belvedere, Boa Vista, Vila São Vicente e Jardim Profeta assistiram à apresentação dos projetos de um viaduto e uma passarela que serão construídos naquela região da cidade, tiraram dúvidas e fizeram sugestões a representantes da concessionária e da Prefeitura, durante encontro realizado nesta quinta-feira 04/09) na Feira do Produtor Rural.

A MRS Logística realizará obras em Congonhas, assim como em outros municípios impactados pelo transporte ferroviário em Minas Gerais e em diversos estados, como contrapartida pela renovação, por mais 30 anos, da licença de exploração da malha ferroviária concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme determina a legislação vigente.

Em Congonhas, o plano de obras prevê a construção de dois viadutos, uma passarela e a vedação de trechos da linha férrea na área central da cidade. O planejamento foi elaborado pela MRS e está sendo supervisionado pela ANTT. A primeira obra prevista é a construção de um viaduto ligando a rua Palma, no bairro Belvedere, à avenida Júlia Kubitschek, na altura do trevo do Tio Panga. O viaduto passará sobre a linha férrea, sobre a rua Pedro Cordeiro de Freitas e sobre o rio Maranhão. Para viabilizar a construção, a MRS já realizou as desapropriações necessárias no trecho. A obra tem conclusão estimada para julho de 2026. A estrutura trará melhorias significativas a mobilidade de pedestres e veículos.

Com a conclusão do viaduto, a atual passagem de nível no bairro Belvedere será transformada em passagem exclusiva para pedestres. Outra obra relevante da MRS será a construção de uma passarela sobre a linha férrea, permitindo a travessia segura de pedestres entre a rua Maria de Melo Alvim, no bairro Boa Vista, e as ruas Olavo Andrade, Daniel Alvim e Oscar Andrade, no bairro Vila São Vicente.

Presente ao encontro com a comunidade nessa quinta-feira, o prefeito Anderson Cabido lembrou que “este assunto preocupava há muito tempo a população congonhense. O movimento de acabar com as passagens de nível não é só de Congonhas, e sim do Brasil inteiro, em busca da segurança do usuário, das comunidades por onde a linha de trem passa. Estatísticas que nos foram encaminhadas pela MRS apontaram ocorrências de acidades que aconteciam ao longo de todo o trecho de linha férrea em Congonhas. Portanto, seguindo a regulamentação do processo que culminou com a nova concessão feita pelo Governo Federal da estrada férrea por mais 30 anos à empresa, esta passou a ter como uma de suas atribuições reduzir os pontos de contato da comunidade com as ferrovias, por meio de travessias. Em Congonhas, temos essas duas no Jardim Profeta e no Belvedere e as do Pires para darmos solução a elas”.

Avenida do Contorno

A obra da MRS permitirá a sequência de um projeto do município e que havia sido engavetado pela administração anterior. “O viaduto do Belvedere vai se conectar com o projeto em curso desde nosso primeiro governo [2005 – 2012], que é o da avenida do Contorno, e que teve sequência no governo Zelinho. Por conta de a administração anterior à nossa não ter feito a ponte sobre o rio Goiabeiras para ligar a av. Contorno Norte à av. JK, a obra parou por quatro anos, mas nós vamos retomá-la. Faremos a conecção dela com o trevo do Panga, com o viaduto do Belvedere e daremos sequência à avenida do Contorno até o Alto do Cruzeiro. Esta via facilitará o acesso a diversos bairros da cidade, sem que o cidadão tenha de passar pela av. JK, inclusive o turista que venha para visitar o Santuário, desafogando o Centro da cidade”, complementa o prefeito Anderson Cabido. O presidente da Câmara Municipal, Averaldo Pereira da Silva, também esteve presente a reunião com a comunidade.

Na sequência, após a conclusão das obras anteriores de responsabilidade da concessionária, será construído um segundo viaduto, ligando a rua Pio André à avenida Jair Pereira Toledo, no bairro Jardim Profeta, também sobre a linha férrea. Em função das especulações geradas em torno dessa obra, os proprietários de imóveis localizados na avenida Jair Pereira de Toledo foram convidados a participar de reuniões de apresentação do projeto, com explicações detalhadas sobre sua localização. A partir desses encontros, à MRS foi solicitado realizar ajustes no projeto, para minimizar os impactos aos comerciantes e moradores locais.

Esse viaduto também está alinhado a um projeto da Prefeitura Municipal que prevê a construção de uma ponte ligando a avenida Jair Pereira Toledo à rua da Serraria Souza Heleno, também no bairro Jardim Profeta. Essa conexão facilitará o acesso à BR-040, especialmente nos sentidos Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Além disso, a Prefeitura planeja a abertura de uma nova avenida de ligação entre as ruas Pio André e Joaquim Murinho, melhorando o acesso a bairros como Alto Maranhão e Leopoldino Barbosa (na região do Joaquim Murtinho) sem a necessidade de passagem pela BR-040. Segundo o secretário municipal de Gestão Urbana, Paulo Roberto Policarpo, essa obra será estratégica para o fluxo urbano da região.

Os projetos dos viadutos e da passarela estão em fase avançada de tramitação e seguem os trâmites normais de aprovação no Município, com a análise dos órgãos competentes e manifestação do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano (CODEPLAN). A MRS já apresentou toda a documentação necessária, incluindo o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), com pesquisa aplicada à população diretamente afetada.

Paralelamente, seguem em andamento as obras de responsabilidade da MRS de vedação da linha férrea, com o objetivo de eliminar passagens irregulares e garantir maior segurança para os pedestres. Ao todo, na cidade, a MRS vai construir quase 5 quilômetros de muros de segurança. As intervenções estão sendo executadas atualmente nos bairros Belvedere, Boa Vista e Vila São Vicente. Além disso, 4 passagens em nível serão revitalizadas.

A Secretaria de Gestão Urbana da Prefeitura de Congonhas também solicitou à MRS, por meio de ofício, o protocolo junto à ANTT para a cessão de faixa da linha férrea com o objetivo de ampliar a rua Pedro Cordeiro de Freitas, no bairro Jardim Profeta. A solicitação foi aprovada, e o muro será recuado em meio metro em relação ao projeto original, possibilitando a ampliação da via e a implantação de passeio com 1,50 m de largura, promovendo mais segurança e fluidez tanto para pedestres quanto para veículos.

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas, com informações da MRS Logística.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp