Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) fundada em 27/07/1985, completou sua trajetória de 40 anos, com reconhecimento e efetivas conquistas nos campos da Cultura e Meio Ambiente. Em 30/08/2025, a entidade organizou uma festiva celebração que reuniu diretores, associados, autoridades músicos e muitos simpatizantes, que foram prestar sua homenagem e confraternizar com o grupo.
A Banda de Música Santa Cecília de São Gonçalo da Ponte de Belo Vale, Patrimônio Imaterial Municipal, sob a regência do maestro Reginaldo Silva (Chuca) fez a abertura, e tocou um seleto repertório que incluiu o “Parabéns para APHAA-BV”. Nesse momento único e de tamanha representatividade, Patrícia Adriana Rosa, presidente, agradeceu o carinho de todos, e ressaltou a importância das parcerias que garantem o desenvolvimento de projetos, que visam ações educativas, essencialmente, para crianças e jovens estudantes. Destacando-se musicalização, balé, Jiu-jitsu, dança, oficinas de canto, violão, teclados, coral, capoeira… Especialidades que despertam no sujeito seu potencial patrimonial, fortalecendo sua formação cultural e social.

Perseverança e trabalho levaram ao reconhecimento
Muitas foram as falas de carinho, elogios e cumprimentos. Tarcísio Martins, um dos fundadores e primeiro presidente da APHAA-BV, fez um retrospecto dos projetos e atividades desenvolvidas desde a fundação. – “Os anos iniciais não foram fáceis de atuar, considerando as propostas de combater danos ao meio ambiente e preservação da Cultura, em uma cidade pequena e com outras prioridades. Perseverança e trabalho levaram ao reconhecimento e conquistas, principalmente, priorizando a preservação da quantidade e qualidade da água na Serra dos Mascates. A APHAA-BV tornou-se referência municipal e estadual, participa com membros efetivos em diversos Conselhos Municipais, com ampla contribuição na preservação dos patrimônios culturais e históricos. Revitalizou e abriga a Banda de Música Santa Cecília, em sua sede própria; elaborou projeto arquitetônico e restaurou a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte (1731); criou associações comunitárias e Pontos de Cultura em vários povoados; recuperou cerca de 40 nascentes; trouxe a Capoeira para o município; parcerias com escolas em projetos de Educação Ambiental e Patrimonial e muitas outras atividades que fazem da entidade um diferencial no meio cultural da cidade”; destacou.
Secretária de Educação destaca compromissos da entidade
– “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo. Essa frase de José Saramago motiva escrever algumas palavras comemorando os 40 anos da APHAA-BV. É um curto-longo tempo de uma Associação com uma trajetória histórica e muitos feitos na cidade de Belo Vale. No editorial da edição especial – 27 anos da APHAA, publicada em julho de 2012, registramos várias e diversas questões ambientais, do patrimônio cultural e das ações socioeducativas nas distintas dimensões do compromisso de uma ONG. Treze anos se passaram. É nesse caminhar sem pressa mas sem perda de tempo que a APHAA de hoje, com sede própria, prossegue junto à comunidade ciente de seu compromisso nessa caminhada de muitas histórias contadas e registradas. É gratificante partilhar dessa comemoração. Que venham mais 40 anos de APHAA-BV!” Destacou Selma A. de Moura Braga, ex-presidente, grande colaboradora e atual Secretária Municipal de Educação de Belo Vale.
Cursos e atividades que a APHAA-BV está oferecendo à comunidade.

Tarcísio Martins, jornalista e ambientalista.