A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete encaminhou resposta ao Requerimento nº 677/2025, que tratava de uma denúncia recebida pelo Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão (CAC) sobre as condições sanitárias e estruturais da Casa dos Conselhos “João Teixeira da Silva Filho”. O documento, apresentado à Câmara Municipal, traz esclarecimentos sobre dois temas centrais: a infestação de pombos e a suposta contaminação da água potável no local.
Infestação de pombos
Segundo a Prefeitura, a Casa dos Conselhos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), tem realizado ações permanentes para garantir a saúde e a segurança de servidores e frequentadores. Entre as medidas já adotadas estão a vedação do telhado e de vidros, a aplicação de gel repelente, serviços de dedetização e limpezas pesadas no prédio anexo.

Ainda em 2024, foi feito um planejamento em parceria com a Secretaria de Obras e o setor de Segurança do Trabalho para contratação de empresa especializada, que realizaria a manutenção do telhado, instalaria concertinas nos beirais e faria serviços de higienização. Na época, foi gerado o empenho nº 300/2024, mas, apesar do esforço conjunto, o processo não foi executado e acabou cancelado.
Neste ano, uma nova visita técnica foi realizada pela Secretaria de Obras e já existe um projeto técnico pronto para a execução dos reparos estruturais necessários. De forma emergencial, a partir de 8 de setembro de 2025, foram iniciados serviços periódicos de dedetização — seis aplicações a cada 15 dias — além de limpeza pesada no prédio.

Qualidade da água
Sobre a denúncia de água contaminada, a Prefeitura afirmou que não há registros de notificações ou solicitações formais relacionadas ao tema, considerando a acusação de ocultação de informações como infundada.
Em 8 de julho de 2025, a Vigilância Sanitária informou que a situação da água na Casa dos Conselhos é semelhante à dos imóveis vizinhos. Na ocasião, foi solicitado à Copasa um relatório técnico, que foi anexado à resposta encaminhada à Câmara.

A Prefeitura também destacou que a limpeza da caixa d’água é realizada periodicamente por empresa especializada. Além disso, está prevista para setembro de 2025 a substituição da caixa de amianto por outra de polietileno, mais adequada às normas sanitárias e de segurança.
Compromisso com a população
Na conclusão da resposta, a gestão municipal reafirmou o compromisso com a transparência, a saúde pública e a segurança dos servidores e frequentadores da Casa dos Conselhos “João Teixeira da Silva Filho”.
