Projeto mais audacioso da parceria entre GM e Hyundai tem lançamento previsto só para o final da década e vai tirar o Onix de linha
A parceria entre a General Motors e a Hyundai ainda é recente, mas os planos são audaciosos e já estão definidos. O objetivo das duas empresas é trocar plataformas de forma a viabilizar o lançamento de novos carros com economia de escala, mas isso provocará uma reviravolta na gama de produtos da Chevrolet no final desta década.
O maior impacto desta parceria será visto na família Onix: o acordo entre as duas empresas só contempla um automóvel compacto e um SUV compacto – os outros são picapes e van. É um indício de que a a existência das duas carrocerias do Onix, hatch e sedã, estão em xeque. Ne verdade, nenhum dos dois Onix terá uma nova geração.
Tanto o Onix hatch quanto o sedã tendem a sair de linha por volta de 2030, reforçando uma estratégia da Chevrolet de se voltar para os SUVs – ou algo próximo disso. O que a GM está preparando para o lugar deles é um SUV cupê, ou um “Fastback da Chevrolet”.
Trocando em miúdos, este novo Chevrolet será um SUV compacto em termos de altura de suspensão e espaço interno, mas que aproveitará o caimento do teto mais acentuado para garantir um porta-malas com capacidade equivalente à de um sedã compacto.

O novo Chevrolet será trabalhado como concorrente para os VW Nivus e Fiat Fastback, ou mesmo seus sucessores. Afinal, é um carro com lançamento previsto só para 2030.
Este será o projeto mais audacioso desta primeira fase da parceria entre Hyundai e GM, pois este carro inédito será mas desenvolvido a partir da plataforma da nova geração do Hyundai HB20 e também terá motor e câmbio fabricados pela empresa sul-coreana – possivelmente com algum nível de eletrificação.
Este carro nem sequer está totalmente incluído no atual plano de investimentos da GM no Brasil, que prevê um aporte de R$ 7 bilhões de 2024 a 2028.
Toda a carroceria e interior do carro serão exclusivos da Chevrolet. O compartilhamento será da base técnica e de componentes, mas a produção será totalmente independente. O novo Hyundai HB20, previsto para 2027, seguirá com produção em Piracicaba (SP). O SUV cupê da Chevrolet, porém, ocupará a fábrica da GM em Gravataí (RS), que produz os Onix atualmente.
Ainda existe a possibilidade da Chevrolet manter alguma versão básica dos Onix hatch e sedã em linha, dependendo da demanda do mercado por carros mais básicos e baratos daqui a cinco anos.
O próximo carro de entrada da Chevrolet

Neste momento, a Chevrolet trabalha no desenvolvimento do último carro inédito derivado da plataforma GEM, inaugurada pela atual geração do Onix em 2019. Trata-se de um SUV compacto de entrada bem bem nos moldes do Fiat Pulse e VW Tera, o Projeto Carbon, que será lançado no início de 2026.
Pelos flagras do carro em teste e pelo teaser divulgado pela própria Chevrolet, este novo carro será algo como um Onix com rodas maiores e seu design é inspirado no Equinox EV. Nos próximos anos, sua missão será preencher a lacuna de preços entre o Onix e o Tracker, tal e qual seus concorrentes fizeram em suas respectivas marcas.

Lá na frente, o Onix sairá de linha e restará apenas este novo modelo com aspecto mais robusto. Neste momento, ele seria simplificado e ganharia versões mais acessíveis, seguindo um pouco o princípio do Volkswagen Polo Track.
FONTE: QUATRO RODAS