×

Jovem é preso suspeito de causar incêndio de grande proporções no Parque Estadual do Itacolomi

Um incêndio que se alastrou pelo Parque Estadual do Itacolomi, nos municípios de Ouro Preto e Mariana, na região Central de Minas, teve causa criminosa, de acordo com informações da Polícia Civil. Um homem foi preso na noite desta segunda-feira (22/9), suspeito de ter provocado as chamas. O tempo seco e os fortes ventos fizeram o fogo se espalhar rapidamente pela área de preservação. Até o momento, ainda não há informações sobre a área destruída pelo fogo, mas as imagens mostram labaredas espalhadas por todo o parque.

Durante a tarde desta segunda-feira (22/9), o incêndio chegou às margens da BR-356. A fumaça reduziu a visibilidade e provocou a interdição da rodovia no trecho entre Ouro Preto e Mariana. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão empenhadas no combate às chamas, inclusive com o auxílio de aeronaves. A expectativa é que as pancadas de chuva que caem na região auxiliem na extinção do incêndio.

O jovem, que trabalhava em uma empresa terceirizada de conservação da rodovia, também poderá ser responsabilizada. “A partir da identificação do vínculo empregatício, caberá também avaliar a responsabilização da pessoa jurídica pelos danos causados”, destacou Fernandes.

Considerado o maior incêndio dos últimos anos na região, a ocorrência mobilizou brigadistas, bombeiros e voluntários para o combate. A área atingida pelas chamas segue sendo monitorada para evitar novos focos.

O investigado foi autuado em flagrante pelo crime previsto no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998): provocar incêndio em mata ou floresta. A pena prevista para este crime é de prisão, de dois a quatro anos, e multa. A Guarda Municipal de Mariana auxiliou na prisão.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp