A Guarda Civil Municipal (GCM) de Congonhas inaugurou sua nova sede nesta quarta-feira (24.09). O local oferece acessibilidade e uma recepção para o público, como também melhores condições de trabalho para a corporação. O novo endereço, à rua Casa de Pedra, nº 143, no bairro Vila Andreza, permite ainda o estacionamento externo de mais veículos, ao contrário do que ocorria quando a sede ficava no Centro da cidade. Outra vantagem da mudança é que a rua Casa de Pedra dá acesso aos principais bairros da cidade. Logo abaixo, na av. JK, existe um ponto de ônibus que atende aos usuários do transporte público. As novas acomodações representam também uma forma de o Governo Municipal valorizar cada um dos componentes daquela instituição, já considerada patrimônio da cidade.
A função da Guarda Civil Municipal (GCM) de Congonhas é proteger preventivamente os bens, serviços, logradouros e instalações do município, além de zelar pela segurança dos cidadãos. A corporação atua na prevenção de infrações, realiza rondas, organiza e fiscaliza o trânsito em parceria com a Diretoria de Trânsito.
Além da comandante da Guarda Civil Municipal, Vanusa Silva Costa Martins, da subcomandante, Aline Maria Freitas Silveira, e de servidores efetivos que compõem a GCM, estiveram presentes à solenidade o prefeito Anderson Cabido, o chefe de Gabinete, Cristiano Augusto do Nascimento, e o secretário de Segurança Pública e Trânsito, José Roberto da Costa.
“O novo espaço é amplo, acolhedor e trará mais dignidade e melhores condições para cada guarda. Agradeço ao prefeito, que acreditou na importância desta mudança e nos permitiu esta conquista tão significativa, que representa o reconhecimento do nosso trabalho e da nossa dedicação diária à população de Congonhas. Vamos cuidar dele como espaço de união, compromisso e serviço prestado ao cidadão”, diz a comandante da GCM, Vanusa Silva Costa Martins.

O prefeito Anderson Cabido lembrou que a Guarda Civil Municipal foi criada, em 2007, durante sua primeira passagem pela Prefeitura de Congonhas, com objetivo de cuidar da ordem da cidade, protegendo a população e os demais patrimônios municipais. Um trabalho específico foi desenvolver todo o processo de municipalização do trânsito, o que permite inclusive fiscalizar veículos sujos, advindos das áreas mineradas. Segundo o chefe do Poder Executivo Municipal, este propósito segue firme, porque o trânsito e os veículos sujos impactam a vida de todos.
Anderson destacou o papel da Guarda Civil Municipal como guardiã da cidadania, parceira da comunidade e defensora do patrimônio público. “Atribuo muito valor a esta corporação e trabalhamos para que a população a entenda, a admire e a respeite cada vez mais. Ações como esta de hoje [quarta-feira, que foi a inauguração da nova sede da GCM] contribuem para que, cada vez mais, seja entregue para os congonhenses e visitantes um serviço admirável e eficiente, o que passa também pelo compromisso de cada componente da Guarda com sua função, de zelar pela cidade e respeitar o cidadão, assim como a hierarquia interna da corporação. A GCM já faz uma grande entrega à cidade, claro que queremos avançar todos dias. Contamos muito com isso, para fortalecermos este nosso patrimônio da nossa cidade, que é a nossa Guarda”.
O prefeito lembrou ainda que, em um futuro próximo, será criada a sede própria e ainda mais adequada para a Guarda Civil Municipal. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que será construído no âmbito do plano AGIR – Ações e Gestões Integradas de Risco, na avenida Contorno Norte, no Campinho, entre a Praça de Eventos e o também futuro Centro Administrativo Municipal, permitirá a atuação articulada da GCM com outras forças de segurança e proteção.
O atendimento ao público realizado pela Guarda Municipal em sua nova sede acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Em caso de necessidade, o cidadão pode ligar neste mesmo período do dia para o número de celular corporativo (31) 9.9616-8452.
A GCM atua todos os dias em ações externas, inclusive nos finais de semana, inclusive na organização do trânsito em parceria com a Diretoria de Trânsito e em eventos.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas