Na noite de sábado (27 de setembro), por volta das 23h40, uma tentativa de homicídio mobilizou a Polícia Militar no distrito de São Miguel do Cajuru, zona rural de São João del-Rei. O fato ocorreu durante e após a realização de um evento religioso na comunidade. Militares que faziam o policiamento da festa presenciaram um início de confusão entre participantes, mas a situação foi contida sem necessidade de intervenção. Horas depois, os policiais foram acionados para atender a um incidente em frente a uma residência.
No deslocamento, a equipe recebeu a informação de que um jovem de 18 anos havia sido baleado e estava sendo socorrido para atendimento médico em São João del-Rei.
No local, os militares encontraram três veículos envolvidos em uma colisão: um Fiat Palio, um Ford Ecosport e um GM Astra. Segundo testemunhas, o motorista do Palio havia parado com o pisca-alerta ligado quando dois indivíduos passaram a gritar insultos. Ao tentar intervir, moradores presenciaram uma manobra brusca do veículo, que atingiu os carros estacionados. Na sequência, foram ouvidos disparos de arma de fogo. A vítima, que conduzia o Palio, foi atingida por tiros na cabeça e no braço. O jovem trafegava por uma rua próxima acompanhado de um passageiro quando foi recebido de forma hostil por um grupo de pessoas, momento em que ocorreu o ataque.
A Polícia Militar identificou o principal suspeito, um homem de 29 anos, e segue em diligências para localizá-lo.